Orientação espacial/Relações de posição e sentido



Orientação espacial

Estabelecer relações espaciais identificando e discriminando posições de objetos e pessoas.

Esse tipo de atividade, consiste na capacidade de orientar-se no espaço em relação a um ponto de referência. Essa capacidade desenvolve o raciocínio em geral e permite à criança perceber a sequência e a posição das letras, a direção correta dos traçados, evitando que se confundam letras ou números com a mesma forma, mas em posições invertidas (b e d, n e u, p e q, 6 e 9).

O professor pode realizar jogos e atividades em espaços abertos de forma que seja sempre necessário situar-se em relação às pessoas ou objetos- colocar-se atrás, na frente, à direita, á esquerda, observar o que está em cima, em baixo etc.

Atividades no parquinho: Iniciamos aos alunos uma brincadeira no parquinho. Iniciei informando que nós iríamos aprender alguns conceitos, através das brincadeiras orientava a partir de um ponto de referência.

Reconhecer que existe passado, presente e futuro.

1- Organizar um quadro com figuras que representam as atividades do dia-adia (manhã-tarde-noite).
Variar: solicitar que a criança organize, através de desenhos, suas atividades do período da manhã, tarde e noite.
2- Empregar os conceitos de ontem, hoje, amanhã, hora, dia, mês, ano:
* em situações diárias
* contando histórias
* trabalhando com relógio e calendário
3 - Solicitar que os alunos movimentem o corpo ao ritmo de palmas ou músicas (mais rápido ou mais lentamente).

Discriminação visual
Identificar e discriminar figuras, formas e traçados pelo tamanho, posição, detalhes, disposição, cor etc,
1- Descobrir qual é o número diferente (em cartazes, cartões etc).
2-Fornecer cartões com os numerais escritos. A criança deve pegar, entre outros, o número estipulado pela professora.
Variar: distribuir os cartões aos alunos. Cada número pode constar em dois ou três cartões iguais. Solicitar que cada aluno procure o colega que tenha um número igual ao seu e fique de mãos dadas a ele, mostrando os cartões iguais para a classe.
3_ Recortar três figuras ou números em duas partes. Misturá-las e pedir que os alunos os montem novamente.
Variar: solicitar que os alunos tragam figuras de revistas diversas, colem em fichas de cartolina, recortem em duas ou três partes iguais e remonte-as.

Alunos do infantil 4.



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