Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?

Ao desenvolver na criança a noção de tempo, é necessário levá-la a perceber que existe uma sequência de fatos.
 A criança aos poucos com o dia-a-dia vivenciando uma rotina ela vai relacionar os fatos a uma organização de ideias, baseando-se no antes, agora e depois, (passado/presente/futuro), a criança vive de modo intenso esse processo.
Cabe ao professor criar parâmetros pessoais para que os alunos possam se basear, como por exemplos:
* Rotina- A vivência da rotina como aliado a organização do espaço. 
A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas. O tempo organiza o espaço e para  melhor explorar o espaço tem que  respeitar a rotina relacionada com o tempo. A rotina representa a estrutura com a qual a criança vai interligar as situações  à sequência do tempo. A rotina bem estruturada faz com que a criança perceba e começa a dar conta dessa estrutura organizacional do tempo.
*Calendário- Aos poucos com a vivência da rotina e o acompanhamento do calendário as crianças vão se aproximando das medidas convencionais de tempo. Na roda de conversa relatar: O que fizeram ontem? Entre outras perguntas.
*O relógio- O que querem dizer os números no relógio? Como está o dia hoje? Que horas é a nossa entrada? E a nossa saída? Que horas você acordou? Situações ligadas a rotina da criança na escola e em casa. 
* Tamanho- Quem é o maior? Quem é o menor? Problematizar - Quem é o mais novo? E o mais velho?  Fazer a intervenção para que as crianças possam perceber que não é porque o outro é menor ou maior que é o mais velho ou mais novo.

O professor tem que ser o facilitador do processo que auxilia as crianças à alcançarem tais aprendizagens tão importantes para a organização do seu dia-a-dia. Cabe aos educadores de educação infantil a função de fornecer subsídios necessários para a construção dessas noções pelas crianças.

Principais objetivos:
* Compreender noções de tempo, ontem, hoje e amanhã.
*Organizar o pensamento de acordo com as atividades desenvolvidas.

Uma atividade legal para desenvolver com as crianças é construir um trenzinho com vagões marcando os dias da semana. Colocar um boneco para marcar o dia, dando ideia de movimento.

Situação vivenciada com minha turminha de cinco anos na UMEI Tia Nina em Vila Velha ES
                                         
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Comentários

Erica Bosi disse…
Belo trabalho. Seu blogue está uma gracinha!
AURIDINEIDE disse…
Excelente iniciativa. Parabéns!

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral