Planejamento de adaptação na educação infantil
Planejamento para o período de adaptação na Educação Infantil
_Objetivos Gerais:
*Desenvolver a interação entre alunos;
*Valorizar a amizade;
*Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.
_Objetivos Conceituais
*Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
*Identificar as pessoas e suas funções no ambiente
escolar;
*Construção da própria imagem e da identidade;
* Valorização positiva da própria identidade;
*Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
_Objetivos Procedimentais
*Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
*Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
*Adaptar-se aos
ritmos e às rotinas da vida escolar;
*Manifestação das próprias necessidades, vivências,
emoções e sentimentos;
*Aceitação da separação da família durante as aulas;
_Conteúdos Atitudinais:
*Enfrentar e
superar as dificuldades do processo de adaptação;
*Adaptação aos
ritmos e às rotinas da vida escolar;
*participação na
vida da escola;
*Interesse pela
relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
*Confiança e segurança progressiva nas suas próprias
possibilidades;
*Interesse para vencer as dificuldades da transição do
ambiente familiar para o escolar;
*Aceitar a separação da família como um processo natural
e necessário.
_Áreas a serem trabalhadas:
*Linguagem oral e escrita
*Oralidade
-Conversas, relatos de vivências, narração;
-Nomear professoras, funcionários e colegas;
*Linguagem escrita
-Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de
nomes;
-Pseudoleitura das regras de convivência;
*Matemática
-Orientação espacial;
-Percurso de trajeto, localização;
-Contagem oral;
-Jogos matemáticos;
-Leitura de calendário.
*Natureza e sociedade
-Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar;
-Identidade
*Visual
-Pintura livre (interferência);
-Modelagem
-Recorte e colagem;
-Fantoches, vídeos e histórias infantis;
*Movimento
-Roda cantada;
-Ginástica;
-Dança;
-Jogos simbólicos;
-Esquema corporal;
*Música
-Diferentes tipos de sons e ritmos variados.
_Avaliação: Observação diária no coletivo e individual,
anotando os momentos relevantes que mais tarde nortearão a ficha descritiva da
criança em seu período de adaptação.
Obs. Durante construção do planejamento, fui observando
algumas dicas legais de colegas de sites, e fui fazendo minha adaptação
conforme o meu trabalho.
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