Já estamos em ritmo de relatório da Avaliação dos alunos na escola. Se bem, para os professores que já fazem a avaliação diária anotando em um caderninho sobre cada aluno, é mole! Para acompanharmos os alunos é necessário observarmos vários aspectos, para mim, os principais aspectos são: -Vocabulário: * A capacidade de conversar com os colegas e professor e ser atendido. *Usa sempre expressões novas em suas conversas diárias. -Comunicação/ Cognitivo *Repete histórias contadas pela professora, usando palavras próprias. * Cria e utiliza oportunidades de comunicação com outras pessoas. * Recebe e transmite recado á professora aos colegas e pessoas da Unidade de ensino. *Demonstra organização de seu pensamento com lógica. *Classifica objetos , segundo atributos (cor, forma, tamanho). *Localiza elementos a partir de um dado referencial ( perto, longe, fora, dentro, etc.) -Em se tratando da articulação: * Pronuncia corretamente os fonemas. * Não se percebe
Como o tempo passa rápido!! Já estamos no meio do ano. Esse ano não consegui ainda me programar legal para fazer postagens no blog, é só correria!! E agora vem o relatório de avaliação. É um momento que para muitos professores gera uma certa angústia e insegurança. Como falar da criança, do seu comportamento, em que muitas vezes não é aquilo que os pais desejam ouvir? Eu gosto sempre de seguir esse esquema abaixo, é bom para organizar e relatar aspectos do desenvolvimento da criança. * Período de adaptação: Acompanhamento da adaptação da criança no primeiro período. Reconstituindo a situação vivida pela criança com professores e colegas. *Desenvolvimento do projeto: Atividades vivenciadas de maneira significativa e construtiva. *Vocabulário: É capaz de conversar com os colegas e professores. Usa sempre expressões novas em suas conversas diárias. *Comunicação: Repete histórias contadas, usando palavras próprias. Cria e utiliza oportunidades de comunicação com outras pessoas. Recebe e
Como trabalhar noção de tempo na educação infantil? Ao desenvolver na criança a noção de tempo, é necessário levá-la a perceber que existe uma sequência de fatos. A criança aos poucos com o dia-a-dia vivenciando uma rotina ela vai relacionar os fatos a uma organização de ideias, baseando-se no antes, agora e depois, (passado/presente/futuro), a criança vive de modo intenso esse processo. Cabe ao professor criar parâmetros pessoais para que os alunos possam se basear, como por exemplos: * Rotina- A vivência da rotina como aliado a organização do espaço. A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas. O tempo organiza o espaço e para melhor explorar o espaço tem que respeitar a rotina relacionada com o tempo. A rotina representa a estrutura com a qual a criança vai interligar as situações à sequência do tempo. A rotina bem estruturada faz com que a criança perceba e começa a dar conta dessa estrutura organizacional
Comentários