Socialização através das brincadeiras

O brincar está presente em cada momento vivido na minha turminha do Maternal.
Aqui, eles estão brincando de Senhor Capitão!
Uma criança fica no centro da roda com os olhos vendados, enquanto a roda gira, as crianças cantam: - Senhor Capitão preste muita atenção, quando o gato miar, adivinha onde está?
O professor escolhe uma criança para miar, e o que estiver com os olhos vendados, tem que adivinhar quem miou. Eles se amarram nessa brincadeira.


Eles se divertem no momento com os brinquedos. É legal ver os meninos e meninas dividindo a mesma brincadeira. Os meninos se amarram em brincar de casinha. Todos querem ser o pai! E as meninas já gostam da brincadeira de maquiagem.



A Linguagem oral, assim como a escrita e os símbolos, estão presentes no cotidiano e na prática dos mecanismos de aprendizagem, pois é por meio das diferentes linguagens que crianças e adultos falam, se comunicam expressando sentimentos e ideias.

Como a criança aprende?

Aprende a partir das múltiplas interações que estabelece com o meio sociocultural.

-Tendo a oportunidade de estabelecer trocas com outras crianças, com adultos e com os instrumentos culturais, livros, brinquedos, objetos...

-Aprende-se por meio de uma multiplicidade de linguagens: O gesto, o desenho, a fala, o jogo simbólico e a escrita. Brincando, falando, escrevendo, lendo, construindo coisas, explorando o mundo, por meio do corpo, do desenho, e do olhar.

Gosto muito de tirar atividades do livro Ideias em Contexto- Educação Infantil . Para várias faixas etárias, níveis 1,2,3.

Autoras: Josiane maria de Souza Sanson, Meiry Mostachio, Iêda maria Kucera e Marília Moraes Ormeneze Silva


Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?