Projeto: A Criança
Alunos da classe de alfabetização
I- Justificativa
O Início das aulas trás para a criança uma ansiedade natural, e para possibilitar uma interação maior entre os alunos, faz-se necessário abrir o espaço para a criança se conhecer, e a partir deste conhecimento ter possibilidade de conhecer " o em torno", do qual o mundo da escrita faz parte.
É importante, neste momento, que o professor conheça cada um de seus alunos e os levem a desenvolver sentimentos de auto-confiança necessários a elaboração de conhecimentos e a apropriação do sistema de escrita.
II- Objetivos
Objetivo Geral
Proporcionar à criança possibilidades variadas de se auto-conhecer e de experimentar, ludicamente, várias formas de expressão e de registros gráficos. Além disso, possibilitar-lhe a interação com diversos tipos de texto.
Objetivos Atitudinais
A- Possibilitar o desenvolvimento da auto-estima e da concentração necessária para a participação nos projetos.
B- Proporcionar ao aluno o desenvolvimento da organização e autonomia necessárias para à elaboração de conhecimentos.
C- Desenvolver cuidados pessoais em relação a si mesmo e aos objetivos com os quais trabalha.
Objetivos Procedimentais
A- Possibilitar à criança o exercício livre de várias formas de expressão e registro.
B- Possibilitar o exercício da expressão lúdica e artística pela criança.
C- Exercitar a escrita de acordo com a hipótese que possui sobre a mesma.
Objetivos Conceituais
A- Construir as primeiras noções do sistma de escrita, tanto no nível individual (conceito que cada criança possui) como n´vel formal (a escrita enquanto objeto de conhecimento).
B- Identificar o nome próprio como uma unidade linguística significativa.
C- Possibilitar ao aluno uma investigação sobre si mesmo enquanto organismo vivo e enquanto sujeito social.
III- Atividade Desencadeadora
Jogo: espelho, espelho meu!
A partir do jogo, o professor irá investigar junto aos alunos as características de cada um, suas preferências e as percepções que têm de si, criando, assim, um espaço de auto-conhecimento e identificando aspectos importantes dos alunos.
IV- Etapas
1ª -Elaboração do Projeto
Cada criança irá sugerir atividades ou propostas de estudo a serem realizadas, paralelamente, ao uso do material didático, o que tornará o projeto propriedade do grupo.
2ª- Leitura e Escrita do Nome Próprio;
3ª- Estudo em relação do próprio corpo;
4ª- Estudo relacionado à família de cada um;
5ª- Empreendimentos do projeto;
*Galeria de auto-retrato;
*Desfile dos alunos com roupas da família.
V- Recursos
.Espelho grande;
.Lápis de cor ou giz de cera;
.Jornais e revistas;
.Ingredientes para a massa de modelar;
.Folhas brancas;
.Guache e papel cartão ou cartolina;
.Fichas com os nomes das crianças da sala;
.Fotos e roupas da família;
.Cola branca e colorida.
VI -Tempo sugerido
05 semanas.
Fonte de pesquisa: Letra, palavra e texto. Alfabetização e projetos
Autoras: Mércia Maria Silva Procópio
Jane Maria Araujo Passos
Editora: expressão LTDA.
Comentários