Por que trabalhar projetos?

Porque trabalhar com projetos, é trabalhar dentro de uma organização da ação educativa. Um planejamento, a partir de projetos, resulta em possibilidade de enfocar diferentes áreas do conhecimento e um trabalho tendo em vista a execução de tarefas reais, inseridas no cotidiano das crianças, não separando "brinquedo de trabalho".
Portanto, trabalhar com projetos implica ensinar de uma forma diferente, levando em consideração o modo como as crianças pensam e aprendem é a melhor maneira de possibilitar-lhes diversos tipos de interações e experiências.
Quando comecei a trabalhar com projetos, pude perceber que a Pedagogia de Projetos apresentava-se com uma concepção de posturas pedagógicas e não meramente como uma técnica de ensino mais atrativa para os alunos. Tem um princípio ativo de integrar, o mais possível, a escola da realidade e da vida do aluno




Um projeto se torna importante a partir do momento que a criança começa a vivenciá-lo. Como por exemplo, um projeto nascido com uma turma composta de 22 crianças na UMEI Pedacinho do Céu, a qual eu era a educadora infantil da turma do jardim I. Tudo começou após um breve diálogo no momento da rodinha, quando conversávamos sobre o meio ambiente, e comentávamos sobre os arredores da nossa escola. Fizemos um levantamento de toda a problemática que existia em torno dela. Interessante como cada criança entendia e se interessava sobre o assunto. E no desenvolver da conversa foram surgindo vários aspectos colocados pelos alunos de forma clara, como o lixo colocado ao lado da escola, o esgoto correndo no meio da rua, o lixo que o vizinho queimava e muitos outros problemas que foram colocados. Engraçado que depois falam que criança não percebe as coisas, mero engano, rs rs.
Então, senti a necessidade de começar um projeto que abrangesse todas as áreas interdisciplinares, a partir da nossa rodinha de conversa, despertando nos alunos a busca de maiores informações e conhecimentos.
Fizemos então, um levantamento com as crianças sobre o que gostaríamos de estar vendo, aprendendo e experimentando. Começamos a organizar o que faríamos para nos orientar. Procuramos informar os pais sobre o que pretendíamos estudar e então construímos um trabalho em conjunto com a família. Interessante que durante o projeto sobre o meio ambiente ao qual estávamos trabalhando, colocaram fogo no terreno da escola, pois envolta tinha muito mato e não sei porque encargo colocaram fogo no terreno sem a autorização da Diretora, faz saber que o local também pertencia a um outro setor da prefeitura. E foi aquela confusão e muita fumaça entrando dentro da escola, uma tremenda falta de responsabilidade, fiquei furiosa com aquela situação, mais nada pude fazer, pois o fogo já tinha queimado grande parte da área. O tocante foi perceber a decepção dos pequenos ao deparar com algumas árvores queimadas, eles ficaram perplexos! Tia, será que as árvores agora vão morrer? Gente, não é mole não, então fizemos um trabalho todo em prol de salvar a natureza em torno da qual nós estávamos vivendo, e ai foi fácil desenrolar o projeto. E o mais legal foi perceber que a partir daqueles fatos vivenciados, os alunos se tornaram mais críticos e participativos, e se interessavam mais sobre a preservação do meio ambiente.

Trabalho de artes feito pelos alunos










Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?