Novidades


Existem muitas formas de trabalhar com a matemática na Educação Infantil. As crianças necessitam de estímulos. Para isso, devemos proporcionar aos alunos um ambiente estimulador que permita a criança criar, explorar e inventar seu próprio modo de expressar-se em relação ao mundo. O ensino da Matemática na Educação Infantil deve priorizar o avanço do conhecimento das crianças perante situações significativas de aprendizagem, o ambiente tem que ser um facilitador dessa aprendizagem, organizado com jogos e materiais que permita desenvolver noções e conceitos matemáticos, que vão além de ensinar e contar. Sendo que o ensino por meio dos jogos deve acontecer de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança. O papel do educador não estaria só no de ser transmissor de conteúdos, mas proporcionar momentos e oportunidades para que explorem esse mundo. A matemática está presente em todos os momentos de nossa vida e devemos mostrar isso para a criança. Está presente na arte, na música, nas histórias, nos jogos e brincadeiras infantis.

Brincando com palitoche de personagens de histórias infantis- Aproveitei para perguntar quantos personagens.

Jogo com sucatas, trabalhando quantidades- As crianças tem que distribuir uma certa quantidades de tampinhas nos potes dos colegas, sendo que nenhuma criança pode ficar sem ganhar. Quem tem mais/menos, muito/pouco.

Reta numérica- Trabalhando sequência numérica.

Brincando de amarelinha- Quantidades e sequência numérica.

Jogo da memória- Trabalhando quantidades e concentração.

0 comentários: