Matemática- Representando números e trabalhando quantidades na educação infantil

A construção dos números naturais pela criança é a base para ampliação do campo numérico que a vida em sociedade exige, como os números inteiros e racionais. As experiências iniciais são muito importantes neste longo processo, e cabe à escola ajudar na construção do pensamento matemático da criança. A sala de aula deve ser um lugar especial, que dá boas-vindas à Matemática, enriquecendo e sistematizando as experiências vividas dentro e fora desse espaço.
(Pró-Letramento-Matemática).

Atividades realizadas com a turma de 03 anos em Cariacica- ES

Como de costume todos os dias na entrada sentamos em rodinha para as conversas informais e contar novidades. Nesse momento então, contamos, "quanto somos hoje?" Quantos alunos vieram e quantos alunos faltaram. Cantamos músicas relacionadas aos números e fazemos os gestos com as mãos de acordo com a quantidade que se refere na música.
Para representar os números, cantamos músicas como: Dez indiozinhos, Um elefante..., Cinco patinhos entre outras. Peço que cada criança vá ao mural dos números e mostrem os números e as quantidades.

Engraçado observar as crianças contando. Quando contam alguma coisa, muitas vezes vão pulando alguns números e repetindo outros. Crianças nesse período ainda não desenvolveram o conceito de número, mas ele está presente em suas vidas, e isso incentiva suas primeiras tentativas de contagem.

Explorando quantidades e representando números

* Representando números

Colando palitos ou figuras geométricas para representar os números


Explorando etiquetas com valores 01 e 10

Apresentei fichas com número 01 e número 10. Perguntei quais eram os números, a maioria da turma reconheceram e falaram o número um, poucos reconheceram o número dez. Algumas crianças acharam diferente a posição do zero no número um, outros nem perceberam a diferença.
Fiz perguntas: Esse número que está nesta ficha é igual a esse número que está nesta outra ficha? Todos responderam sim. Pedi que reparassem bem a posição do zero, então após mostrar as fichas para comparação, que alguns alunos perceberam a posição contrária do zero nos números das fichas. E então, expliquei o que significava o valor do zero.
Pedi que colassem objetos formando grupos de dez e representando o número um.

Fiz perguntas

-Onde tem mais/menos

-Qual é o maior/menor

-Muito/pouco

Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?