Dia do soldado e Semana da Pátria

As datas comemorativas ou fatos históricos são recursos importantes para se resgatarem valores de uma cultura rica como a brasileira, devido a mistura de várias raças, onde cada qual contribuiu para a formação do que somos hoje. E podem tematizar uma série de atividades criativas e interessantes, proporcionando integração, cooperação, alegria e prazer.

Objetivos:

* Dar um enfoque atualizado as comemorações das datas comemorativas e cívicas.

* Desenvolver o senso crítico do aluno, levando-o a questionar a realidade em que vive.

* Valorizar a figura do soldado encarregado da defesa da Pátria e de proteger o bem estar e a ordem social.

* Reconhecer a figura de Duque de Caxias como patrono do Exército Nacional.

* Conhecer a letra dos Hinos da Independência e do Hino Nacional.

* Conhecer os Símbolos da Pátria.

* Conhecer a história do Brasil antes da Independência.

Desenvolvimento

Os fatos históricos sociais, cívicos, religiosos ou folclóricos são muito importantes para se trabalhar em sala de aula com os alunos a Pluralidade Cultural, sugerida nos Párâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e podem tematizar uma série de atividades no ambiente escolar.

Em conversa na rodinha levar os alunos a distinguir nas forças armadas Exército, Aeronáutica, Marinha, Soldados da Polícia Militar, Polícia de trânsito, Corpo de Bombeiros, como sendo profissionais amigos encarregado da defesa da Pátria que estão para nos servir e também a nossa Pátria.

Organizar o cantinho do Soldado com pesquisas, várias gravuras, poemas, desenhos, cartazes e etc. Fazer uma entrevistas com militar ou expedicionário para saber:

- O que é ser soldado?

- O que veste, porque se veste com farda.

- O que ele precisa para proteger as pessoas e a Pátria.

- O que faz um soldado.

- Como é treinado.

- Que armas usa.

Independência do Brasil - 7 de Setembro

Roda de Conversa:

- Você pode fazer o que quiser no seu país?
- Você mudaria alguma coisa no seu país?

Nossa terra se tornou independente! ( Levar os alunos a reconhecer o significado dessa palavra). Você já ouviu o Hino Nacional ? Ele foi composto por Duque Estrada e Francisco Manoel da Silva, para deixar registrado o Dia da Independência.

Atividades relacionadas

1- Pesquise, em jornais e revistas, recorte e traga para a sala de aula, imagens de coisas que você não gostaria de ver no seu país e, com a ajuda da professora, monte um mural, com a frase:

O Brasil que não queremos

2- Vamos ouvir um trecho do Hino Nacional e depois desenhar, numa folha de ofício, uma ilustração que mostre o que você mais gostou nesse trecho do Hino.

HINO NACIONAL BRASILEIRO ( Antes de cantar , fazer a interpretação da letra do Hino)

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas

De um povo heróico o brado retumbante

E o sol da liberdade em raios fúlgidos

Brilhou no céu da pátria nesse instante

3- Apresentar os Símbolos da nossa Pátria: Bandeira do Brasil, Hino Nacional, Selos e Armas.

4- Apresentar o Hino da Independência.

-Trabalhar textos e interpretação, dramatização, desenhos, filmes, músicas, poemas, pesquisas, etc.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Nenhum comentário:

Cantinho dos selinhos

Click aqui e entre!

Visitas!!