Projeto Vivendo em família
Objetivos
*Identificar-se como membro de sua família:
*Participar de situações de comunicação oral;
*Descrever pessoas da cena com ajuda do professor e das outras crianças.
Conteúdo
*Identificação de algumas características de sua família
*Participação em diálogos
*Descrição das cenas com ajuda do professor e das outras crianças
Procedimentos
Em rodinha, iniciar o projeto com uma entrevista. O professor irá entrevistar os alunos ou dar oportunidade aos alunos para que entrevistem uns aos outros. Fazendo perguntas como: Quantas pessoas moram na sua casa?
Quais os nomes?
Quem é o mais novo ou mais velho?
E assim sucessivamente. Em seguida, Levar uma figura de uma família e propor aos alunos que observem e comentem a cena que consta na figura. Neste momento questionar:
1. Quem são as pessoas que aparecem na cena?
2. Qual é a função que essas pessoas representam na família?
3. De quantas pessoas essa família é composta?
Em seguida, pedir a cada aluno que comente como a sua família é constituída e qual o "papel" que ele representa na sua família.
Solicitar a cada aluno que traga uma foto de sua família, para que montem um painel e deixem-no em exposição em sala de aula.
Vivendo em família 2
Objetivos
*Apreciar a leitura do texto feita pelo professor;
*Reproduzir verbalmente o texto poético:
*Identificar algumas características de sua família.
Conteúdo
*Escuta de textos lidos pelo professor
*Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como poema
*Identificação de algumas características de sua família
Procedimentos
Para iniciar esta atividade, fazer a leitura do poema tantas vezes quantas forem necessárias para o entendimento do aluno. Em seguida, pedir aos alunos que o reproduzam oralmente.
Perguntar aos alunos como é viver e estar com a família. Uns poderão responder utilizando uma simbologia, como, por exemplo estar com a família é se sentir protegido...
Assim que os alunos realizarem a atividade de colar a foto, sugerir que descrevam as fotos, explicando quem são as pessoas que as compõem e qual é a sua posição na família (filho único, irmão mais novo, mais velho, do meio).
Explorar, também, qual é o aluno que possui a família maior, menor e quantos possuem a mesma quantidade.
Sugestão de atividade
Ouça a leitura do texto.
Viver em família
É tão gostoso
Como pão quente saindo da forma!
É tão fofo
Como algodão doce!
É tudo colorido
Como um jardim florido!
É tudo tão lindo
Como um céu estrelado!
Regina Shudo
Cole uma foto de sua família no porta-retrato a baixo ou desenhe. Em seguida, explique para seus colegas quem são as pessoas desta foto.
*Identificar-se como membro de sua família:
*Participar de situações de comunicação oral;
*Descrever pessoas da cena com ajuda do professor e das outras crianças.
Conteúdo
*Identificação de algumas características de sua família
*Participação em diálogos
*Descrição das cenas com ajuda do professor e das outras crianças
Procedimentos
Em rodinha, iniciar o projeto com uma entrevista. O professor irá entrevistar os alunos ou dar oportunidade aos alunos para que entrevistem uns aos outros. Fazendo perguntas como: Quantas pessoas moram na sua casa?
Quais os nomes?
Quem é o mais novo ou mais velho?
E assim sucessivamente. Em seguida, Levar uma figura de uma família e propor aos alunos que observem e comentem a cena que consta na figura. Neste momento questionar:
1. Quem são as pessoas que aparecem na cena?
2. Qual é a função que essas pessoas representam na família?
3. De quantas pessoas essa família é composta?
Em seguida, pedir a cada aluno que comente como a sua família é constituída e qual o "papel" que ele representa na sua família.
Solicitar a cada aluno que traga uma foto de sua família, para que montem um painel e deixem-no em exposição em sala de aula.
Vivendo em família 2
Objetivos
*Apreciar a leitura do texto feita pelo professor;
*Reproduzir verbalmente o texto poético:
*Identificar algumas características de sua família.
Conteúdo
*Escuta de textos lidos pelo professor
*Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como poema
*Identificação de algumas características de sua família
Procedimentos
Para iniciar esta atividade, fazer a leitura do poema tantas vezes quantas forem necessárias para o entendimento do aluno. Em seguida, pedir aos alunos que o reproduzam oralmente.
Perguntar aos alunos como é viver e estar com a família. Uns poderão responder utilizando uma simbologia, como, por exemplo estar com a família é se sentir protegido...
Assim que os alunos realizarem a atividade de colar a foto, sugerir que descrevam as fotos, explicando quem são as pessoas que as compõem e qual é a sua posição na família (filho único, irmão mais novo, mais velho, do meio).
Explorar, também, qual é o aluno que possui a família maior, menor e quantos possuem a mesma quantidade.
Sugestão de atividade
Ouça a leitura do texto.
Viver em família
É tão gostoso
Como pão quente saindo da forma!
É tão fofo
Como algodão doce!
É tudo colorido
Como um jardim florido!
É tudo tão lindo
Como um céu estrelado!
Regina Shudo
Cole uma foto de sua família no porta-retrato a baixo ou desenhe. Em seguida, explique para seus colegas quem são as pessoas desta foto.
Comentários