Novidades

A primavera chegou!

A primavera chegou, e com ela belas flores para encantar nossa vida.


Veja que belos vasinhos de flores podemos fazer com frascos de desodorantes vazios. E o mais importante, trabalhar com a reciclagem reaproveitando o frasco para enfeitar o ambiente. Ótimo trabalho para fazer com alunos em sala de aula, aproveitando agora que estamos na primavera.


1- Pegue frasco de desodorante vazio, não esquecendo que só serve o desodorante spray.


2-Corte o fundo do frasco.


3- Corte em tiras finas ao redor do frasco.


4- Coloque as tiras prendendo na tampa do frasco,



uma a uma.


Até formar o vasinho de flor.


Agora, é só montar as flores de acordo com a sua criatividade.

Eu fiz com papel crepom, mas podem ser feitas com outros materiais.



5- Cole a ponta do crepom para prender e começar a formar a flor.


Veja o resultado, ficaram lindas!



********************************


Semana Nacional do Trânsito

18 a 25 de setembro



Iniciar o projeto levantando questões sobre a importância de respeitar as sinalizações de trânsito. E levar vários questionamentos, como por exemplo: -Por que é importante que os pedestres e os motoristas cumpram as leis de trânsito?

- Elaborar cartazes:

* Mensagem educativa

*Notícias de jornais ou revistas sobre o trânsito

*Semáforo, com o que querem dizer os avisos coloridos dos sinais: Vermelho, amarelo e verde

Outras atividades

-Conhecer a faixa de segurança

-Confeccionar placas de trânsito, interpretando seus significados - Uma ótima forma de fazer as placas é com caixa de pizza, fica ótimo pois existem caixas que possui o formato de algumas placas.

-Entrevistando um guarda de trânsito


ATIVIDADE

PINTE O SEMÁFORO DE ACORDO COM SUA INDICAÇÃO



DIA DA ÁRVORE

21 DE SETEMBRO

É muito importante que os alunos tenham consciência sobre a importância da árvore em nossa vida.

Auxiliar os alunos a manter atitudes como:

* Respeitar as plantas.

*Cuidar das plantas em hortas, jardins, etc.

*Interessar-se em conhecer o nascimento, o crescimento de uma planta.

Propor atividades

- Ornamentar a sala com mural de desenhos de árvores.

-levar os alunos para um local onde tenha árvores, tendo condições de mostrar diversos tipos de plantas: árvores, frutíferas, folhagens, arbustos etc.

-Coletar material para montar um "Cantinho de Ciências", levando folhas, sementes, cascas, mudas e frutos.

-Explorar gravuras, trabalhos manuais, fantoches, quadrinhas, músicas alusivas ao tema.

-Fazer a brincadeira em que as crianças imitam a germinação de uma planta, a plantinha brotando, soltando galhos e folhas.

-Criar atividades ecológicas, conduzindo a criança a refletir sobre a beleza e o valor da natureza, conscientizando-a dos cuidados e do respeito que as plantas merecem.

_Identificar as partes de uma planta.

-Desenhar uma árvore usando as mãos dos alunos.

Caderno encapado, faz o aluno ter prazer em usá-lo!


Os cadernos de Marco Antônio ficaram lindinhos!!!
Marco Antônio- Pré

A criança, quando chega à escola, traz consigo uma série de experiências vividas no âmbito familiar e social e a partir delas elabora suas hipóteses sobre o mundo e suas relações. E em muitas dessas situações o saber matemático está presente sem que a criança se dê conta disso.
Geralmente, ela é capaz de fazer estimativas, estabelecer relações, criar percursos e mover-se em um espaço organizado sem notar a complexidade de suas ações.
Dizer sua idade; participar de jogos (fazendo contagem progressiva ou regressiva para o início de algo importante, marcando pontos, etc.); localizar uma atividade no tempo (identificando em que período do dia uma atividade cotidiana é feita, combinando um compromisso para antes ou depois do almoço); reconhecer uma sequência de ações (acordar, tomar banho, tomar café e ir para a escola); todos esses eventos envolvem números, relações entre quantidades e noções sobre o espaço e o tempo. Dessa forma, as experiências pessoais favorecem a elaboração de conhecimentos matemáticos e devem ser considerados pelo educador.
Conceitos matemáticos

Como vimos a criança na educação infantil trás para o convívio escolar, experiências que envolvem conceitos matemáticos. Cabe ao professor desenvolvê-los, criando situações que envolvam conceitos matemáticos adquiridos ou não. As atividades propostas deverão propiciar a criança situações para que ela pense, crie e descubra como conceitos matemáticos são utilizados na vida prática. Devem ainda propiciar oportunidades para que ela no decorrer do período que está na educação infantil forme conceitos, como:

* O maior x menor/ grande x pequeno/ muito x pouco/ curto x comprido/ largo x estreito.

* Conhecer formas geométricas- Triângulo, quadrado, círculo, retângulo. Observar objetos, manipular e construir objetos que tenham estas formas.

* Conceito de número (até 09, ou mais se a turma tiver maturidade)- Atividades: Músicas jogos, brincadeiras, material completo.

*Escrita de numerais- 1-2-3-4-5-6-7-8-9.

* Situações problemas - Envolvendo números e numerais.

* Detalhes - Igual /diferente.

* Texturas - Liso, áspero, macio, duro, mole.

* Quantidades- Contém x não contém / Cabe x Não cabe / Muito x Pouco / Cheio x Vazio.

* Medidas- Peso, metro, tempo... Espessura: Largo, estreito, redondo, quadrado... / Temperatura: Quente, frio, morno...

* Posição- em cima, em baixo, à direita, à esquerda, frente, atrás, longe, perto... / Tamanho: Maior, menor, grande, pequeno, e tantos outros conceitos quanto se fizerem necessários para o desenvolvimento de conceitos matemáticos.

Pontos importantes para um melhor trabalho na pré-escola

O material didático tem uma grande importância no trabalho com a educação infantil levando em consideração a fase pré-operatória que segundo Piaget, a criança atravessa.

O professor deve preparar seu material de maneira a proporcionar à criança oportunidades de "pegar", "manipular", "sentir"...

Ele deve ser, acima de tudo, muito criativo, pois a partir da realidade de sua classe, poderá "inventar" recursos que atenderão às necessidades de seus alunos.

Uma atenção a ser dada, é usar menos atividades prontas, xerocadas, pois é importante ressaltar a necessidade de se usar materiais concretos da sala de aula, específicos. Exercícios xerocados sendo apenas como um acompanhamento do desenvolvimento do aluno.

( Síntese do livro- Pintando o sete, educação infantil - Maria Teresa- Armando Coelho)


Jesus é o nosso único e verdadeiro caminho! Tirei do blog maravilhoso da Tânia, http://eeblj1001contos.blogspot.com/