Novidades


Estaremos trabalhando esse ano na escola, o projeto unificado sobre a cidade de Vila Velha, e antes de começar falando sobre o Município, senti a necessidade de iniciar o projeto sobre Identidade e autonomia, uma busca do auto conhecimento e o indivíduo relacionando com outros seres e interagindo em sua comunidade e no geral. A partir daí então começarei o projeto unificado.

Identidade e autonomia

Objetivos:

- Criar situações em brincadeiras nas quais as crianças possam ter iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário.

- Realizar tarefas que envolva ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.

- Reconhecer procedimentos básicos relacionados a alimentação, higiene e saúde.

- Ampliar o vocabulário; ler e interpretar imagens.

- Conhecer as relações entre o homem e o ambiente em que vive.

- Conhecer o próprio corpo, nomear as partes do corpo e os órgãos dos sentidos.

Turma:

03 e 04 anos

Tempo:

Conforme andamento das atividades e procedimentos do professor

Desenvolvimento
Iniciar o projeto em um ambiente, que favoreça a integração entre os alunos, organizando os espaços com atividades atrativas que faça com que haja entrosamento entre a turma. Programar um passeio monitorado pelo professor para conhecer os espaços da escola. Um passeio monitorado para que os pequenos conheçam o novo espaço e os materiais utilizados no ano seguinte. Nesse dia, um lanche de integração entre os grupos pode ser realizado no refeitório. Sentados em rodinha: Levarei uma caixinha surpresa com um grande tesouro, essa caixinha vai andar de mão em mão, porém a criança que abrir não poderá falar o que tem dentro dela. Estarei sempre lembrando que ao abrir eles verão o tesouro, e para surpresa deles, o grande tesouro estará refletido em um espelho que estará dentro da caixa. Que só poderá ser falado no final em que todos abrirem. Na rodinha da conversa, apresentar a ficha do nome, cantar músicas que envolva o nome dos alunos. Propor a pesquisa da história do nome para ser contada na rodinha no outro dia. Listar em ordem alfabética os nomes dos alunos em cartaz. Brincar com a dança da cadeira, envolvendo o nome preso da criança em ficha na cadeira, a criança ao parar a música deverá encontrar o seu nome na cadeira e sentar. Trocar as posições das cadeiras e iniciar novamente a brincadeira. Essa brincadeira é para fixar a identificação da escrita do nome. Recortar figura de uma cabeça em revistas, a criança irá montar o restante do corpo. Antes de realizar a atividade, fazer com que os alunos fiquem na frente do espelho e reconheça cada parte do corpo e suas funções. Cantar músicas relacionadas ao corpo. Pintar letras do nome, fazer o auto retrato, fazer a tentativa da escrita do nome. Apresentar as letras do alfabeto, cantar músicas envolvendo as letras do alfabeto. Ex:

O _______ (letra inicial do nome de um aluno) é uma letra,

Que está no A B C,

_______(nome da criança) Você não sabe,

Como eu gosto de você!


Confeccionar um mural de alturas, pintado por eles e com uma foto da criança para identificação. Como fazer: Cortar uma tira de papel cenário da altura da criança, pedir para que pinte com giz de cera, colar a foto na ponta da tira e colar no cartaz.
Fazer a leitura de regras e construir junto a turma as nossas próprias regras de convivência. Linguagem oral- conversas, relatos de vivências. Contagem oral- Participar de brincadeiras onde se faz uso da contagem. Agrupar diferentes maneiras uma mesma quantidade. Blocos lógicos, cores e formas. Esquema corporal- Movimento, roda cantada, ginástica (movimentos e gestos). Dança, jogos simbólicos. História e dramatização, pedir que as crianças dramatizem a história contada.

Estas são uma das atividades que estarei trabalhando nesse período, conforme for acontecendo o projeto vou publicando meu trabalho através das fotos e atividades.

Algumas atividades

1- Com o objetivo de desenvolver o Projeto de sala de aula "Identidade e Autonomia" com a turma do Infantil lV- Vespertino da profª Márcia e conhecer a história do nome da criança, solicitamos a contribuição da família e/ou responsável, para responder a pesquisa Quem sou eu? Que deverá ser devolvida a professora o mais breve possível.

Recomendamos que a criança participe também no momento da realização da atividade, pois entendemos que o processo ensino e aprendizagem é construido nessa interação família- aluno e escola.

desde já agradecemos

atenciosamente

Pesquisa1

QUEM SOU EU?

MEU NOME É _____________________________
NASCI NA CIDADE__________________________
NO DIA _____NO MÊS_____________________ANO:___________
NOME DA MINHA MÃE_____________________
NOME DO MEU PAI________________________
TENHO_________IRMÃOS

Pesquisa:2

- A História do meu nome. Peça a um adulto de sua família para escrever o motivo da escolha do seu nome. Amanhã, você contará para seus colegas a história do seu nome.


2- Escreva seu nome:_______________________________

Quantas letras têm o seu nome?________________________

A primeira letra: _______

Desenhe no bolo, o número de velas correspondente à sua idade.

(Faça uma figura de um bolo de aniversário)

A avaliação será diária, coletiva e individual, observando a participação e interação como um todo.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Estamos iniciando mais um ano letivo, que possamos estar preparados para enfrentarmos todas as diversidades que poderão surgir. Que possamos ter força e confiança em nosso trabalho e muito amor por nossos aluninhos. Que Deus nos proporcione muita paz e serenidade no decorrer do ano, É o que desejo a todos(as) os(as) companheiros(as) de trabalho e amigos (as)!
Deixo uma oração retirada do site da MariaMarlene. Bjs



Linda Oração!!



Que o caminho venha ao teu encontro.
Que o vento sempre sopre às tuas costas
e a chuva caia suave sobre teus campos.
Que Deus te sustente suavemente na palma de sua mão.
Que vivas todo o tempo que quiseres
e que sempre possas viver plenamente.
Lembra sempre de esquecer as coisas que te entristeceram,
porém nunca esqueças de lembrar aquelas que te alegraram.
Lembra sempre de esquecer os amigos que se revelaram falsos,
porém nunca esqueças de lembrar aqueles que permaneceram fiéis.
Lembra sempre de esquecer os problemas que já passaram,
porém nunca esqueças de lembrar as bênçãos de cada dia.
Que o dia mais triste de teu futuro
não seja pior que o dia mais feliz de teu passado.
Que o teto nunca caia sobre ti
e que os amigos reunidos debaixo dele nunca partam.
Que sempre tenhas palavras cálidas em um anoitecer frio,
uma lua cheia em uma noite escura,
e que o caminho sempre se abra à tua porta.
Que os anjos te protejam, e o céu te acolha.
Que a boa sorte te persiga,
e a cada dia e cada noite tenhas
muros contra o vento, um teto para a chuva,

bebidas junto ao fogo, risadas que consolem aqueles a quem amas,
e que teu coração se preencha com tudo o que desejas.
Que Deus esteja contigo e te abençoe, que vejas os filhos
de teus filhos, que o infortúnio te seja breve e te deixe rico de bênçãos.
Que não conheças nada além da felicidade, deste dia em diante.
Que Deus te conceda muitos anos de vida;
com certeza Ele sabe que a terra
não tem anjos suficientes…
...e assim seja a cada ano, para sempre!
(Retirado do site "Meu Cantinho").