Novidades


Justificativa:

A leitura nos rodeia onde quer que vamos, e ao jovem em idade escolar ainda sujeito a aprendizagem convencional do ler e escrever é possível oferecer "Um mundo de leitura", com alternativas diversas tanto na forma quanto no conteúdo de textos, e a escola é espaço excepcional para este rico contato.

Objetivos:

* Possibilitar o acesso às diversas formas e conteúdos dos textos;
* Demonstrar a necessidade de leitura no dia-a-dia da criança;
*Desenvolver o hábito da leitura como algo prazeroso.

Público alvo:

Alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Duração:

De quatro a cinco meses.

Culminância:

Sarau de poesias
A ser realizado no fim do projeto

Atividades propostas:

* Ler, simplesmente:

- Aproveitar todos os recados enviados pela escola para uma leitura informativa, assim, o aluno irá para casa já sabendo do conteúdo do bilhete;
- Utilizar-se dos cartazes da turma que usa a sala em outro horário para se inteirar das novidades;
- Entrar no "mundo" do aluno, lendo bulas de remédios utilizados por eles, receitas realizadas em casa, embalagens de produtos comprados, manuais de eletrodomésticos, etc;

* Círculo e varal do livro:

- Escolher livros da própria biblioteca da escola e levar para casa. A cada leitura o aluno preenche a ficha e faz um resumo do que foi lido deixando-a exposta na sala, assim, os colegas terão o controle e conhecimento de todos os livros lidos. Exemplo de cabeçalho de ficha;

NOME DO LIVRO - AUTOR - EDITORA - ANO -

A cada livro o aluno poderá fazer um desenho para ilustrar a história ou reescrita do texto e expor em um varal no pátio;

Jornal:

-Notícias jornalísticas poderão ser lidas em dia combinado na entrada dos alunos, essas notícias poderão ser discutidas em sala caso haja interesse;
- Uma matéria de um acontecimento muito importante, como guerras, prisões, terremotos, etc, poderão ser lidos em sala em cárater de urgência, trazida pelos alunos ou pela professora. Se caso não obtiverem o texto do jornal, a professora poderá escrever o resumo da notícia vista pela TV;

Jogo da descoberta:

-Figuras de personagens como os heróis, os políticos, as celebridades mais conhecidas são coladas em pedaços de cartolina e expostos no quadro (ou chão) e os alunos receberão outros pedaços de cartolina com informações escritas a respeito das personagens;
- Cada aluno receberá dois ou três cartões de informação e tentará encontrar a quem pertence aquelas informações. Uma grande atenção terá de ter o aluno em sua leitura;

Hora da contação de histórias:

- Em horários como o do recreio, entrada ou saída, histórias poderão ser contadas, por alunos ou professores a pequenos grupos e estes a reproduzirão por escrito, apresentando para a turma em roda de leitura;

Leitura de imagens:

- Figuras recortadas com escrita dos nomes;

Visita a Museu eletrônico:

- Usando ou não aulas de informática, os alunos poderão observar obras de arte (telas, fotografias, objetos, etc) nos microcomputadores, com definições especificas e bem visualizadas, os alunos divididos em duplas poderão relatá-las, passando as informações para turma no dia seguinte;

Correio:

- Os alunos poderão escrever para outros alunos da própria escola ou de escolas conhecidas;
- As cartas serão lidas (em duplas) e corrigidas pelo professor, podem ou não ser lidas para a turma;

Textos para rir:

- Textos como anedotas, crônicas, tiragens, etc, poderão ser lidos em momentos de término de atividade, minutos antes do recreio, entrada, etc;

De casa:

- Textos trazidos de casa, escritos por membros da família e lidos na sala, podem valorizar a vida particular do aluno;

Copa do Mundo:

- Aproveitar o tema Copa do Mundo para fazer relações dos países, dos participantes, das localidades, etc.
- Ler o máximo de reportagens a respeito do tema, construir quadro informativo;

Eleições:

- Fazer listagens dos nomes dos candidatos a presidência.
- Pesquisar sobre a construção dos partidos e expor para turma.
- Tornar cada aluno um pseudo "candidato". Eles deverão escrever um discurso e ler para turma, poderão, se dividir pelos partidos que pesquisaram ou por partidos fictícios.
- Uma simulação de eleição pode ser feita; primeiro, a turma escolhe uns três ou quatro candidatos ( de partidos diferentes) e então os alunos poderão votar;

Feira Cultural - Reportagem:

- Cada sala pode ser relatada por escrito e depois lido para turma, os alunos serão "repórteres". Cada repórter responsável por uma sala.
- Após visitarem todas as salas, cada aluno fará uma carta de parabenização à sala que mais gostou, incentivando ao professor em sua criatividade;

Férias:

- Cada aluno se encarregará de procurar um texto que represente de certa forma as férias, e nos últimos dias de aula esses textos (poesias, crônicas, cartas, etc) seriam lidos para turma, após isso uma conversa informal sobre como gostariam que fossem suas férias e o que podem fazer para suas férias serem ainda melhores;

Diversidade:

- Cartazes sobre personalidades negras poderiam ser feitos, separando-os em artistas, atletas, políticos,... Relatando ao lado de cada personalidade um resumo de sua história.
- Um texto coletivo a respeito dos negros que hoje têm papel importante na sociedade, na cultura, na política.
- Deficientes físicos- relatos e notícias de jornais e revistas com pessoas que conseguiram superar a sua deficiência.
- Entrevistas com pessoas vindas de outros países, falando sobre suas culturas.



Avaliação:

Será realizada através de observações diárias e relatos dos alunos.

:D s2 <3>

Imaginem tudo isso entrando em sua casa... Isso tudo é uma maldição.
LETRA DA MÚSICA DA NOVELA CAMA DE GATO DA REDE GLOBO

Vamos deixar que entrem
Que invadam o seu lar
Pedir que quebrem
Que acabem com seu bem-estar
Vamos pedir que quebrem
O que eu construi pra mim
Que joguem lixo
Que destruam o meu jardim

Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro

Vamos deixar que entrem
Que invadam o meu quintal
Que sujem a casa
E rasguem as roupas no varal
Vamos pedir que quebrem
Sua sala de jantar
Que quebrem os móveis
E queimem tudo o que restar

Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
O mesmo desespero.

AMIGOS, NÃO DEIXEM ESTA MALDIÇÃO INVADIR SUA VIDA E SEU LAR !

"Foi para LIBERDADE que Cristo nos libertou." (Gálatas 5.1a)
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

O Circo chegou!!

Trabalhar essa data é muito legal e as crianças curtem de montão!!
Saudades desses dias, foi muto bom!




Minhas amigas são de mais!! Amo!

"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""


O "Era uma vez..." tem um apelo irresistível para as crianças, levando-as a entrar no mundo de fantasia, encanto e magia. E é muito importante o professor contar ou ler para as crianças livros de Literatura Infantil e histórias de que as crianças gostam muito.

Trabalhamos o Projeto Aprendendo com os clássicos da Literatura Infantil o ano passado na Umei Abílio, o Projeto foi constituido no coletivo e a culminância foi a Mostra Cultural. Foi um sucesso!!
Justificativa:
A ideia de desenvolver atividades com os clássicos da literatura infantil, surgiu à partir do momento que descobrimos, através das histórias (contos) o quanto poderíamos explorar os aspectos sociais e emocionais dos alunos de uma forma lúdica.
Visando também, trabalhar conceitos familiar, responsabilidades, divisão de tarefas e profissões.

Objetivos:
- Despertar a curiosidade infantil, criando momento de troca entre o grupo.
-Promover momentos onde todos os integrantes do grupo possam partilhar suas experiências e socialização, através do reconto.
- Ofececer as famílias a oportunidade de partilhar com as crianças experiências lúdicas, reforçando assim a criação de laços entre gerações.
- Produzir trabalhos individual e coletivo, utilizando a linguagem oral, através de desenhos, explorando a criatividade, o gosto pelos contos, reconto e o respeito pelo processo de produção e criação.

Desenvolvimento:
- Em rodinha ter uma conversa informal sobre o Projeto a ser desenvolvido e a escolha por um "Conto de Fada"(história);
- Apresentação do livro, explorando a capa;
- Cada criança constrói a história, à partir das observações (reconto);
- Atividades utilizando reescrita, letras e reconto, explorando assim, alfabetização através do lúdico;
- Trabalhar no livro escolhido: Os personagens, a importância do "Nome Próprio", as letras, a identificação, através do próprio nome do aluno.
- Explorar a listagem com os personagens da história, e representações através de teatro oferecido pelos alunos em (Sexta-feira) Cultural;
- Construção de um livro, organizado pelos alunos;
- Promover oficinas com os pais, na confecção dos personagens ou trocas de receitas.

Recursos:

- Livros de literatura infantil;
- Cd's de histórias (Clássicos);
- Papel cenário;
- Pincel atômico;
- Chamex;
- Cola;
- Tintas;
- Lápis de cor;
- DVD com histórias Infantis;
- Giz de cera;
- Massa de modelar, etc...
- Máquina fotográfica.

Área de conhecimento:

- Língua Portuguesa, (expressão oral, leitura e escrita);
- Matemática: (Numerais, quantidades e identificação);
- Ciências Naturais/Ciências Sociais;
- História e geografia;
- Artes

Culminância:

- Apresentação do grupo (teatro);
- Confecção das receitas trabalhadas.


Avaliação:

Acontecerá de forma processual e contínua, através de relatórios, possibilitando o redimensionamento do planejamento de acordo com as necessidades.


Sugestões:

Alguns clássicos à serem trabalhados:
1- Branca de Neve
2- Chapeuzinho Vermelho
3- Pinóquio
4- Os três porquinhos
5- Peter pan
6- Cinderela, etc...


Maleta da leitura, os alunos amaram levar o livrinho para casa.


No final, os pais registravam o pensamento da criança e colocavam também o que achavam do projeto. Foi muito bom o resultado.



"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""