Novidades

A descoberta da escrita, tem que ser estimulada pelo adulto a partir de atividades desafiadoras que estimule a criança desde pequenina, a descobrir as diversas funções da leitura, fazendo uma leitura do mundo.
Através dela a criança evolui nos seus conceitos sobre leitura e escrita.

Em princípio o professor solicita das crianças rótulos das embalagens que conhece, vai fixando-as e elaborando atividades sobre elas, como:
1- Identificar uma a uma anexando fichas (feitas com a própria embalagem);
2- Identificar, uma a uma usando quebra-cabeça feito com a própria embalagem;
3- Numa fase mais avançada, identificar uma a uma, usando fichas com o nome do produto em letra cursiva;
4- Através de jogos variados, identificar o nome do produto. Ex. dominó de embalagens, baralho de rótulos, casamento das embalagens, dramatização da propaganda do produto, jogo da memória e etc.
5- Montar um mini- super mercado com a participação das crianças;
6- Fazer cartazes separando os tipos de rótulos e embalagens como: alimentos, higiene, limpeza, bebidas, etc.
7- Fazer listas de compra dos produtos;
- Trabalhar conceitos matemáticos, criando situações que envolvam esses conceitos, números, situações problemas, sistema monetário, pesos e medidas.





O ano passado a pedagoga Marilza da Umei montou um mini- supermercado com as embalagens trazidas pelos alunos, e com a participação da turma, foram enchendo as embalagens como se realmente tivesse o produto dentro, ficou tudo tão perfeito que enganava até a própria criança. O mercadinho só abria quando as professoras iam trabalhar com os alunos. Foi até uns funcionários do supermercado próximo a escola para colocar os preços nas mercadorias, com o consentimento do gerente, é claro.





Foi um sucesso as aulas, e ajudou muito no processo de alfabetização da turma, que acelerou ainda mais.
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Família na escola e exposição de trabalhos ano de 2009, UMEI Tia Nina
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Perfil do grupo:
Alunos do ensino fundamental, séries iniciais e educação infantil

Justificativa:
Pela necessidade de estarmos estreitando laços entre escola e aqueles que dela participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que muitas decisões dentro do espaço escolar precisam ser compartilhadas com todos. Sendo que o projeto político pedagógico foi elaborado calcado nesta ideia e será contemplado nela.

Objetivos:

* Conhecer os meios maléficos causados pela degradação do meio ambiente;
* Apresentar os diversos benefícios da preservação do meio;
* Desenvolver a conscientização perante o tema, de forma que isso resulte em atitudes a preservar o meio.

Desenvolvimento:
* Leitura de textos
* Dinâmica
* Produções de texto
* Encontros
* Palestras
* Oficinas
* Exposições

Recursos:
* Fotos
* Presença da família na escola
* Conforme necessidade de cada membro da família a se apresentar na escola, a partir de alguma participação, através de contar história, ensinar receita, artes, etc.

Cronograma:
O projeto pode ser enfatizado no início e término do ano letivo, bem como trabalhado durante o ano corrente.

Culminância:
Como o projeto estará sendo realizado durante todo o ano letivo, um encontro, "Café da manhã" ou "Chá da tarde", ao término do quarto bimestre, poderá finalizar suas atividades.

Atividades propostas:
Para melhor entendimento as atividades estão separadas por meses:

Fevereiro:
O projeto poderá ser exposto aos pais em uma reunião a ser realizada no início das aulas. Com uma dinâmica a ser escolhida para trabalhar com os pais.

Março:
Cada família poderá apresentar uma atividade em forma de oficina. Os dias e horários ainda serão definidos.
Uma agenda será construída com a turma, incluindo nome dos participantes, horários, dias, tipo de oficina, objetivo, etc.

Abril:
Palestras de membros das famílias. Temas variados: profissões, meio ambiente, saúde, assuntos do currículo, etc.
Produções de texto poderão ser realizados após as palestras, coletivos ou individuais.

Maio:
A família poderá enviar para a escola instrumentos de trabalho que poderão ser expostos no pátio para que todos possam ver e tirar dúvidas com a pessoa ligada aquele objeto, através de identificação no próprio objeto, feita em sala.
Os alunos irão relatar as profissões das mães, ou de quem considera assim, em forma de texto que depois será exposto na sala.

Junho:
Convidar uma pessoa da família para que ensine uma receita ligada a comida típica da festa junina. Montar um painel na sala com as receitas trazidas de casa.
Festa junina com danças feitas pelas turmas e também danças com participação dos pais ou familiares.

Agosto:
Os alunos irão relatar as profissões, costumes, manias, dia-dia, etc, dos pais, ou de quem representa o pai, em forma de texto que depois será lido o exposto na sala.
Participação dos pais em atividades de melhorias da escola, como pintura, consertos etc.

Setembro:
Exposição de fotos: "Minha família"
as fotos serão expostas no pátio e relatadas em poucas palavras ao lado.

Outubro:
As crianças das famílias. Quem são? O que fazem? alguma apresentação interessante (capoeira, balé, Karatê, etc).
Cada aluno fará sua própria pesquisa, que será escrita em forma de produção de texto, buscando estreitar laços com essas crianças, assim como trazê-lo para fazer alguma apresentação.
Jogos e brincadeiras na escola com a participação da família.

Novembro:
Palestras com a família. temas diversos: Imperatividade, alimentação saudável, etc.
"Café da manhã"/ "Chá da tarde" com a família. Momentos de descontração e avaliação das atividades do projeto.

Importante:
* Em todas as atividades de sala utilizar o que está sendo trabalhado em relação ao projeto, como trabalhar problemas matemáticos, nomes próprios, etc.

Avaliação:
Através de discussões, participação, produção e socialização dos trabalhos, assim como a socialização dos alunos e familiares;
Correção da atividade direcionada individualmente ou coletiva.


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JANEIRO
01 - Confraternização Universal
01 -Dia Mundial da Paz
06 -Dia de Reis
06-Dia da Gratidão
07-Dia da Liberdade de Cultos
20 - Dia do Museu de Arte Moderna do RJ
20 · Dia do Farmacêutico
21 · Dia Mundial da Religião
24 · Dia da Previdência Social
24 · Dia da Constituição
24 · Instituição do Casamento civil no Brasil
24-Dia Nacional dos Aposentados

25 -Dia do Carteiro


FEVEREIRO
14-Dia da Amizade
27-Dia Nacional do Livro



MARÇO
1ª Sexta-feira do mês- Dia Mundial da Oração
08-Dia Internacional da Mulher
12-Dia do Bibliotecário
14-Dia Nacional da Poesia
15-Dia da Escola
20-Início de outono
22-Dia Mundial das Águas

27-Dia do Circo
31-Dia da Saúde e Nutrição


ABRIL
07-Dia Mundial da Saúde
13-Dia do Hino Nacional- 1ª execução
15-Dia do desarmamento Infantil

16-Páscoa
18-Dia nacional do Livro Infantil
19-Dia do Índio
22-Descobrimento do Brasil
22-Dia do Planeta Terra
28-Dia da Educação
30-Dia Nacional da Mulher


MAIO
01-Dia do trabalho
08-Dia do Artista Plástico
13-Abolição da Escravatura
14-Dia das Mães
16-Dia do Gari
17-Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações
18-Dia Internacional dos Museus
21-Dia da Língua Nacional
23-Dia da Juventude
25-Dia da Indústria
26-Dia do Trabalhador Rural


JUNHO
01-Semana Mundial do Meio Ambiente
05-Dia da Ecologia
10-Dia da Língua Portuguesa
17-Dia da Marinha Brasileira
21-Dia do Imigrante
21-Início do Inverno
24-Dia Internacional do Leite


JULHO
02-Dia do Bombeiro Brasileiro
10-Dia da Pizza
19-Dia da Caridade
20-Dia do Amigo
21-Dia Internacional da Amizade
26-Dia da Avó


AGOSTO
05-Dia nacional da Saúde
11-Dia do Estudante
13-Dia dos Pais
15-Dia da Informática
19-Dia do Artista do Teatro
19-Dia Mundial da Fotografia
22-Dia do Folclore
24-Dia da infância
25-Dia do Soldado


SETEMBRO
01-Início da Semana da Pátria
02-Dia Internacional do livro Infantil
05-Dia da Amazônia
07-Independência do Brasil
08-Dia Internacional da Alfabetização
16-dia Internacional para a preservação da Camada de Ozônio
18-Dia dos símbolos nacionais
21-Dia da Árvore
21-Dia da Luta nacional das Pessoas com Deficiência
23-Início da primavera
25-Dia Nacional do Trânsito


OUTUBRO
01-Dia Internacional da 3ª idade
03-Dia Mundial do Dentista
04-Dia do poeta
05-Dia mundial dos Animais
12-Dia da Criança
15-Dia do professor
16-Dia Mundial da Alimentação
29-Dia Nacional do livro

NOVEMBRO
04-Dia do Inventor
05-Dia da Ciência e da Cultura
05-Dia do Cinema Brasileiro
12-Dia do Direito da Escola
14-Dia nacional da Alfabetização
15-Dia da proclamação da República
16-Semana da Música
17-Dia da criatividade
19-Dia da bandeira
20-Dia Nacional da Consciência Negra
23-Dia Internacional do Livro
25-Dia Nacional do Doador de Sangue

28-Dia Mundial da Ação de Graça


DEZEMBRO
03-Dia Internacional do Portador de Deficiência
04-Dia do Orientador Educacional
08-Dia da família
10-Dia Universal do Palhaço
22-Início do Verão
25-Natal

As aulas começaram e com elas todas as expectativas para o novo ano letivo. É tempo de buscar novas ideias e novos estímulos. Afinal crianças gostam de novidades.

Apresento, a seguir, algumas sugestões e orientações de atividades para proporcionar à criança o acesso ao mundo letrado, à escrita e aos números.

Que tal iniciar o ano letivo, com a sala enfeitada com o tema ou projeto que for trabalhado durante o período?
O legal é procurar montar os painéis da sala com o motivo do projeto.


A organização do espaço

As crianças necessitam de espaços amplos e diferenciados para aprender e brincar. Por isso é importante que tanto na sala de aula como fora dela o educador organize tais espaços, nos quais os alunos sejam desafiados a realizar diferentes atividades.
A sala de aula deve ser um ambiente agradável onde as crianças possam ampliar sua vivência e fazer descobertas que resultem em aprendizagens. Esse espaço deve conter materiais de todos os tipos, inclusive os trazidos de casa ou confeccionados pelas próprias crianças.
O bom, é ter um espaço para que os pequenos não sintam tanto a falta da família, no início do ano é comum que haja choro, e o professor deve prevenir-se em reunião com os pais e pedir esses objetos de casa. Fazer um mural de fotos da família também é um calmante para as crianças, é uma forma de aproximá-las ao convívio de casa.

Eixos a ser trabalhados.

Língua portuguesa-
Ler para as crianças histórias, notícias, avisos, poesias e escrever bilhetes em todas as oportunidades que surgirem são formas de levar a criança à apropriação da linguagem escrita de forma significativa, compreendendo assim a sua função social.


Matemática
Observar a realidade ao qual a criança vive. É preciso que na educação infantil oportunize a manipulação de objetos como recurso indispensável para a compreensão e construção do número, como expressão de quantidade e de numeral como indicação de número. A criança, inicialmente, precisa interagir com os objetos, estabelecer relações entre eles, em função de suas qualidades interligando relação de semelhanças e diferenças.

Ciências Sociais
Exploração de elementos
-visuais
-táteis
-auditivo
-olfativo
-gustativo

Observação da natureza
-Necessidades da planta para germinar
-Partes da planta
-Utilidades da planta

Animais- Observação das características de cada um e cuidados devidos.

O corpo humano- Nomeação de partes do corpo.
Saúde e higiene- Higiene pessoal, nutrição e estabelecer relações entre os diversos elementos que compõe o seu meio.

Água- A importância na natureza, características e doenças transmitidas.

Integração Social
História e geografia

Integração ao mundo social- Reconhecimento pessoal, a família, casa como abrigo e como espaço de convivência familiar, a função dos cômodos da casa, escola, meios de comunicação, transporte, comunidade, bairro, ruas. Observação do tempo: frio e calor; chuva e seca. A ação do homem modificando a natureza. O campo e a cidade.