Novidades

A construção dos números naturais pela criança é a base para ampliação do campo numérico que a vida em sociedade exige, como os números inteiros e racionais. As experiências iniciais são muito importantes neste longo processo, e cabe à escola ajudar na construção do pensamento matemático da criança. A sala de aula deve ser um lugar especial, que dá boas-vindas à Matemática, enriquecendo e sistematizando as experiências vividas dentro e fora desse espaço.
(Pró-Letramento-Matemática).

Atividades realizadas com a turma de 03 anos em Cariacica- ES

Como de costume todos os dias na entrada sentamos em rodinha para as conversas informais e contar novidades. Nesse momento então, contamos, "quanto somos hoje?" Quantos alunos vieram e quantos alunos faltaram. Cantamos músicas relacionadas aos números e fazemos os gestos com as mãos de acordo com a quantidade que se refere na música.
Para representar os números, cantamos músicas como: Dez indiozinhos, Um elefante..., Cinco patinhos entre outras. Peço que cada criança vá ao mural dos números e mostrem os números e as quantidades.

Engraçado observar as crianças contando. Quando contam alguma coisa, muitas vezes vão pulando alguns números e repetindo outros. Crianças nesse período ainda não desenvolveram o conceito de número, mas ele está presente em suas vidas, e isso incentiva suas primeiras tentativas de contagem.

Explorando quantidades e representando números

* Representando números

Colando palitos ou figuras geométricas para representar os números


Explorando etiquetas com valores 01 e 10

Apresentei fichas com número 01 e número 10. Perguntei quais eram os números, a maioria da turma reconheceram e falaram o número um, poucos reconheceram o número dez. Algumas crianças acharam diferente a posição do zero no número um, outros nem perceberam a diferença.
Fiz perguntas: Esse número que está nesta ficha é igual a esse número que está nesta outra ficha? Todos responderam sim. Pedi que reparassem bem a posição do zero, então após mostrar as fichas para comparação, que alguns alunos perceberam a posição contrária do zero nos números das fichas. E então, expliquei o que significava o valor do zero.
Pedi que colassem objetos formando grupos de dez e representando o número um.

Fiz perguntas

-Onde tem mais/menos

-Qual é o maior/menor

-Muito/pouco



Hoje é um dia especial pra mim. Meu blog está aniversariando. Quero agradecer as pessoas que passam por aqui, que comentam ou não, também agradeço a todas as minhas seguidoras e blogs amigos, pessoas que não conheço pessoalmente, mas passei admirar virtualmente. Amo visitar e conhecer cantinhos novos e fazer amigos, isso não tem preço. Peço a Deus que me de forças para continuar e poder postar sempre novidades! Um abraço fraterno a todos que passarem por aqui.
Estou feliz da vida, meu querido bloguinho está fazendo um aninho, graças a minha filhota Evelyn, minha estimuladora e a que me socorre nos momentos em que me atrapalho, pois fico perdidona na net, e ela é que me ajuda, obrigado linda! Ofereço todas as homenagens a você, que amo de montão!!
Quando a gente trabalha em um ambiente de amizades e companherismo, o nosso trabalho rende e a satisfação é total. Por isso me sinto realizada no que faço. Amo as escolas que trabalho, e as professoras amigas. Estivemos comemorando essas últimas semanas o dia das crianças e o dia dos professores, muito legal, valeu cada momento vivido.

Festa do dia das crianças no CEMEI Abílio, Cariacica- ES

Pintura no rosto




As professoras vestidas de Palhacinhas e Emília, divertiram as crianças


E a curtição das crianças no pula-pula, na piscina de bolinha e comendo algodão-doce


O Circo Romer na escola Abílio












Festa do dia do professor da escola Tia Nina- Vila Velha Es. Ô turminha animada!



Aconteceu até um teatrinho das louquinhas, muito bom!


Festa em homenagem aos professores de Vila velha com show de Guilherme Arantes






Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz, pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado...

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo"...

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Autor: Desconhecido
Homenagem a essas professoras maravilhosas que trabalham comigo e a todos os outros professores que fazem parte desse espetáculo maravilhoso em torno da criança!! Parabéns!!
Projeto: "Semana da criança!"

Justificativa:

Toda criança tem direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. É preciso que elas saibam disso!


Objetivos:
valorizar a criança;
Estimular o auto-estima;
Evidenciar direitos e deveres da criança;
Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora fina e grossa, a percepção auditiva e visual da criança.


DESENVOLVIMENTO:
A semana da criança tem que ser bem aproveitada, com atividades diversas para alegrar a turminha! É legal levar vários tipos de fantasias, é bem divertido. Músicas, teatro, fazer dramatização e brincadeiras dirigidas. Eles se divertem também construindo brinquedos de sucatas, é mais interessante do que ganhar a lembrancinha pronta, mas também se tiver uma lembrancinha com guloseimas é bem vindo. Cartazes, fantoches, desenhos para colorir e muita festa.