Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2009

Matemática- Representando números e trabalhando quantidades na educação infantil

Imagem
A construção dos números naturais pela criança é a base para ampliação do campo numérico que a vida em sociedade exige, como os números inteiros e racionais. As experiências iniciais são muito importantes neste longo processo, e cabe à escola ajudar na construção do pensamento matemático da criança. A sala de aula deve ser um lugar especial, que dá boas-vindas à Matemática, enriquecendo e sistematizando as experiências vividas dentro e fora desse espaço. (Pró-Letramento-Matemática) . Atividades realizadas com a turma de 03 anos em Cariacica- ES Como de costume todos os dias na entrada sentamos em rodinha para as conversas informais e contar novidades. Nesse momento então, contamos, "quanto somos hoje?" Quantos alunos vieram e quantos alunos faltaram. Cantamos músicas relacionadas aos números e fazemos os gestos com as mãos de acordo com a quantidade que se refere na música. Para representar os números, cantamos músicas como: Dez indiozinhos, Um elefante..., Cinco patinhos e

Aniversário do blog Educa Feliz

Imagem
Hoje é um dia especial pra mim. Meu blog está aniversariando. Quero agradecer as pessoas que passam por aqui, que comentam ou não, também agradeço a todas as minhas seguidoras e blogs amigos, pessoas que não conheço pessoalmente, mas passei admirar virtualmente. Amo visitar e conhecer cantinhos novos e fazer amigos, isso não tem preço. Peço a Deus que me de forças para continuar e poder postar sempre novidades! Um abraço fraterno a todos que passarem por aqui.

Niver do blogeducafeliz!!

Estou feliz da vida, meu querido bloguinho está fazendo um aninho, graças a minha filhota Evelyn, minha estimuladora e a que me socorre nos momentos em que me atrapalho, pois fico perdidona na net, e ela é que me ajuda, obrigado linda! Ofereço todas as homenagens a você, que amo de montão!!

Festas

Imagem
Quando a gente trabalha em um ambiente de amizades e companherismo, o nosso trabalho rende e a satisfação é total. Por isso me sinto realizada no que faço. Amo as escolas que trabalho, e as professoras amigas. Estivemos comemorando essas últimas semanas o dia das crianças e o dia dos professores, muito legal, valeu cada momento vivido. Festa do dia das crianças no CEMEI Abílio, Cariacica- ES Pintura no rosto As professoras vestidas de Palhacinhas e Emília, divertiram as crianças E a curtição das crianças no pula-pula, na piscina de bolinha e comendo algodão-doce O Circo Romer na escola Abílio Festa do dia do professor da escola Tia Nina- Vila Velha Es. Ô turminha animada! Aconteceu até um teatrinho das louquinhas, muito bom! Festa em homenagem aos professores de Vila velha com show de Guilherme Arantes

Ser professor...

Imagem
Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz , pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado... Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo"... Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés... Autor: Desconhecido Homenagem a essas professoras maravilhosas que trabalham comigo e a todos os outros professores que fazem parte desse espetáculo maravilhoso em torno da criança!! Parabéns!!

Semana da criança

Imagem
Projeto: "Semana da criança!" Justificativa: Toda criança tem direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. É preciso que elas saibam disso! Objetivos: valorizar a criança; Estimular o auto-estima; Evidenciar direitos e deveres da criança; Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora fina e grossa, a percepção auditiva e visual da criança. DESENVOLVIMENTO: A semana da criança tem que ser bem aproveitada, com atividades diversas para alegrar a turminha! É legal levar vários tipos de fantasias, é bem divertido. Músicas, teatro, fazer dramatização e brincadeiras dirigidas. Eles se divertem também construindo brinquedos de sucatas, é mais interessante do que ganhar a lembrancinha pronta, mas também se tiver uma lembrancinha com guloseimas é bem vindo. Cartazes, fantoches, desenhos para colorir e muita festa.