Novidades


Vivendo em família 1
Objetivos
*Identificar-se como membro de sua família:
*Participar de situações de comunicação oral;
*Descrever pessoas da cena com ajuda do professor e das outras crianças.

Conteúdo
*Identificação de algumas características de sua família
*Participação em diálogos
*Descrição das cenas com ajuda do professor e das outras crianças

Procedimentos

Em rodinha, iniciar o projeto com uma entrevista. O professor irá entrevistar os alunos ou dar oportunidade aos alunos para que entrevistem uns aos outros. Fazendo perguntas como: Quantas pessoas moram na sua casa?
Quais os nomes?

Quem é o mais novo ou mais velho?
E assim sucessivamente. Em seguida, Levar uma figura de uma família e propor aos alunos que observem e comentem a cena que consta na figura. Neste momento questionar:
1. Quem são as pessoas que aparecem na cena?
2. Qual é a função que essas pessoas representam na família?
3. De quantas pessoas essa família é composta?

Em seguida, pedir a cada aluno que comente como a sua família é constituída e qual o "papel" que ele representa na sua família.
Solicitar a cada aluno que traga uma foto de sua família, para que montem um painel e deixem-no em exposição em sala de aula.



Vivendo em família 2

Objetivos
*Apreciar a leitura do texto feita pelo professor;
*Reproduzir verbalmente o texto poético:
*Identificar algumas características de sua família.

Conteúdo
*Escuta de textos lidos pelo professor
*Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como poema
*Identificação de algumas características de sua família

Procedimentos
Para iniciar esta atividade, fazer a leitura do poema tantas vezes quantas forem necessárias para o entendimento do aluno. Em seguida, pedir aos alunos que o reproduzam oralmente.
Perguntar aos alunos como é viver e estar com a família. Uns poderão responder utilizando uma simbologia, como, por exemplo estar com a família é se sentir protegido...

Assim que os alunos realizarem a atividade de colar a foto, sugerir que descrevam as fotos, explicando quem são as pessoas que as compõem e qual é a sua posição na família (filho único, irmão mais novo, mais velho, do meio).
Explorar, também, qual é o aluno que possui a família maior, menor e quantos possuem a mesma quantidade.

Sugestão de atividade

Ouça a leitura do texto.

Viver em família
É tão gostoso
Como pão quente saindo da forma!
É tão fofo
Como algodão doce!
É tudo colorido
Como um jardim florido!
É tudo tão lindo
Como um céu estrelado!
Regina Shudo

Cole uma foto de sua família no porta-retrato a baixo ou desenhe. Em seguida, explique para seus colegas quem são as pessoas desta foto.





Trabalhar a interdisciplinaridade com vários conteúdos através da música é unir a interação e o prazer. E como alfabetizar é um desafio, nada mais interessante do que lançar a música para integrar com variados conteúdos.
Vou postar algumas músicas que trabalho no dia a dia com meus pequeninos. Se o professor não conhecer a música poderá fazer adaptação utilizando músicas conhecidas como: Ciranda, Cirandinha, Pirulito que Bate-Bate, Fui no Tororó, Terezinha de Jesus, entre outras.

Bom-Dia

Bom dia, Bom Dia, Bom Dia a você
Bom Dia, Bom Dia, Ó como é que vai você?
(pirulito que Bate-Bate)

Boa-Tarde

Acabamos de chegar
Boa tarde vou dizer
Professora eu estava com saudades de você!

Acabamos de chegar
Boa tarde outra vez
Coleguinhas, como eu gosto
de encontrar-me com vocês!
(música Pirulito que Bate-Bate)

Antes da merenda

Cai a água na torneira
Faz espuma com sabão
Pra comer a merendinha
vou lavar as minhas mãos.

Vamos lavar as mãos
com água e muito sabão
Depois de comer a merendinha
com muita educação.
(Pirulito que Bate-Bate)

Hora de merendar

Chegou a hora de merendar
vamos comer bem devagar
Agora preste bem atenção
Papel e casca não se joga no chão.
(Terezinha de Jesus)

Despedida

Está quase na hora da gente ir embora
a minha mãezinha contente eu vou ver
Adeus professora para casa eu irei

Porém amanhã eu aqui voltarei!
Quem vai voltar amanhã?
(Terezinha de Jesus)

Trabalhando o nome

A canoa virou por deixá-la virar
Foi por causa d(o) a------
Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar

Eu tirava-------
Lá do fundo do mar

Meio ambiente

Não jogue lixo na rua, a a
Pois a rua é nossa, sa
És criança, ça
Bonitinha, nha
Deixe a rua, deixe a rua bem limpinha!
(Atirei o Pau no Gato)

Dia da semana

Cantemos felizes
A canção do dia
Hoje é segunda-feira (hoje é terça-feira, etc.)
Dia de alegria. (Bis)

Deixar sempre em cartaz a letra da música, é muito bom para estimular a criança na leitura. E sempre que for cantar mostrar a letra para leitura frisando bem as palavras. A criança de muito ver a letra da música, ela tenta escrever palavras através das palavras que ela tem sempre contato.





Oi gente!
Fiquei uns dias sem PC, deu um probleminha. Agora estou de volta. E breve estarei postando novidades. Beijos
Os móbiles servem para alegrar o ambiente dos pequeninos. Fica bonito e alegra a sala. Os móbiles de coelhinho ficou uma gracinha pendurado no teto da sala. veja que fofinho!

Vou mostrar outros móbiles nas próximas postagens.

A todas amigas blogueiras desejo uma feliz páscoa. Que Jesus possa renascer todos os dias em nossos corações!!

Ganhei este mimo da Selma do DE TUDO UM POUCO