Alimentação saudável

                                           
Plano de aula
Turma: Três anos
Tempo:  Quatro horas de aula (podendo se estender por mais um dia).
 Tema: Alimentação Saudável

Objetivos Gerais:
*Reconhecer os diferentes tipos de alimentos, desenvolvendo os sentidos, estimulando a linguagem oral e visual.
*Reconhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis e higienizados para sua própria saúde.

Objetivos específicos:
*Incentivar aos bons hábitos alimentares e identificação dos alimentos;
*Identificar as preferências alimentares dos alunos e os alimentos que eles conhecem;
*Conscientizar os alunos sobre a importância de nos alimentarmos com alimentos saudáveis;
*Identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos.

Conteúdos: (Atividades interdisciplinares)
*Apresentar o vídeo da música: A sopa do neném (Palavra Cantada).
*Hora da história “A cesta de dona Maricota” de Tatiana Belink- Interpretar a história lida.
*Modelar com massinha os tipos de alimentos que aparecem na história.
*Quantos alimentos listados.
*Percepção dos diferentes sabores, odores, tamanhos, texturas, formas e degustação dos alimentos.
*Visita à cozinha e colheita na horta da escola (as verduras).
*Piquenique com alimentos compartilhados, sabendo distinguir os saudáveis dos não saudáveis.

Desenvolvimento:
Certificar que todos aprenderam a música A Sopa do Neném, após cantarem a música, fazer a listagem dos alimentos que aparecem na música. Questionar quais os alimentos de conhecimentos deles, se já comeram, se gostam ou não. Observar quantos alimentos; fazer a contagem oral de um a dez. Recorte e colagem dos alimentos, colar em cartaz.
Contar a história “A cesta de dona Maricota” de Tatiana Belink- fazer a interpretação da história lida. Com massinha de modelar fazer os tipos de alimentos que aparecem na história.
Em outro momento as crianças farão uma visita à horta e colherão as verduras e após ida até a cozinha da escola para observarem como as cozinheiras preparam a refeição dos alunos e como é feito a higienização desses alimentos.
Fazer a percepção dos diferentes alimentos através dos sabores, odores, tamanhos, texturas, formas e degustação dos alimentos.
Fazer o piquenique compartilhado.

Avaliação: A avaliação será feita através de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora frente às atividades tanto individual quanto coletiva, observando o senso crítico e a criatividade e o conhecimento alcançado durante as atividades propostas em sala de aula.






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