Novidades




Planejamento para o período de adaptação na Educação Infantil
_Objetivos Gerais:
*Desenvolver a interação entre alunos;
*Valorizar a amizade;
*Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.
_Objetivos Conceituais
*Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
*Identificar as pessoas e suas funções no ambiente escolar;
*Construção da própria imagem e da identidade;
* Valorização positiva da própria identidade;
*Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
 _Objetivos Procedimentais
*Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
*Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
 *Adaptar-se aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
*Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
*Aceitação da separação da família durante as aulas;
 _Conteúdos Atitudinais:
 *Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
 *Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
 *participação na vida da escola;
 *Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
*Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
*Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
*Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.
_Áreas a serem trabalhadas:

*Linguagem oral e escrita
*Oralidade
-Conversas, relatos de vivências, narração;
-Nomear professoras, funcionários e colegas;

*Linguagem escrita
-Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
-Pseudoleitura das regras de convivência;

*Matemática
-Orientação espacial;
-Percurso de trajeto, localização;
-Contagem oral;
-Jogos matemáticos;
-Leitura de calendário.

*Natureza e sociedade
-Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar;
-Identidade

*Visual
-Pintura livre (interferência);
-Modelagem
-Recorte e colagem;
-Fantoches, vídeos e histórias infantis;

*Movimento
-Roda cantada;
-Ginástica;
-Dança;
-Jogos simbólicos;
-Esquema corporal;

*Música
-Diferentes tipos de sons e ritmos variados.
_Avaliação: Observação diária no coletivo e individual, anotando os momentos relevantes que mais tarde nortearão a ficha descritiva da criança em seu período de adaptação.

Obs. Durante construção do planejamento, fui observando algumas dicas legais de colegas de sites, e fui fazendo minha adaptação conforme o meu trabalho.


**************************************
Atividades do projeto "Sustentabilidade" trabalhado no ano de 2015 na UMEI "Tia Nina". 

As professoras do Infantil 5 trabalharam o Subprojeto de leitura "Brincando eu reciclo e aprendo", onde a criança era estimulada a desenvolver o gosto pela leitura e a conscientização da preservação do meio ambiente, além de confeccionar junto a família um brinquedo com reaproveitamento de materiais descartáveis. As professoras construíram uma bolsa reciclada de caixa de leite, essa bolsa era levada para casa pelos alunos, onde era feito um sorteio dando prazo de dois dias para entrega e realização das tarefas. 


*A bolsa reciclada de caixa de leite para levar os materiais, DVD, livro e caderno de atividades.

*O DVD Valentes da natureza de autoria de Tio Diu;

*O livro A descoberta do Condor de Tio Diu;

*O caderno de atividades onde a família contava como era a reação da criança mediante  a realização do projeto, confeccionava junto a criança um brinquedo com materiais descartáveis e colava fotos desse momento.

Esse projeto de leitura desenvolveu na criança o gosto pela leitura e a conscientização da preservação do meio ambiente. Os alunos ficaram muito empolgados, tomando conta dos amiguinhos quanto ao desperdício de água e a reutilização de coisas que iriam para o lixo. 





No final foi feito a Mostra dos trabalhos confeccionados durante o projeto de leitura e os brinquedos confeccionados juntos a família.


A letra da música "Borboletinha", onde os alunos fizeram a borboletinha de rolo de papel higiênico e trabalharam a leitura e escrita.
  

Dia da árvore, reaproveitamento de materiais para confecção do cartaz.

                                           

Letra da música "Como pode o peixe vivo...", reaproveitamento de materiais como pasta de dente vazia, tampinhas de garrafas, garrafas pet, para confecção do cartaz e trabalharam leitura e escrita.

    


Desenvolvemos vários tipos de atividades construtivas que deram oportunidades aos alunos alcançarem os objetivos propostos. 
Vou estar postando essas atividades e as que estarei trabalhando esse ano de 2016.
Que seja um ano de bençãos e muitas realizações. Que possamos alcançar nossos objetivos traçados e que as crianças desenvolvam cada vez mais suas capacidades e criatividades! 

*********************************************************************************