Projeto Vila Velha Nossa Terra: Desafios e Metas

Esse ano na nossa UMEI, desenvolvemos o projeto sobre Vila Velha, foi muito interessante e trouxe ao conhecimento das crianças a história de nossa cidade. Quero parabenizar as professoras, auxiliares e as nossas pedagogas Marilza e Olívia que tanto se empenharam para que esse trabalho acontecesse.




Segue abaixo o projeto na íntegra realizado pela UMEI Tia Nina.









UMEI TIA NINA
Rua dos Cajueiros,s/n
Ilha dos Bentos, Vila Velha/ES
Diretora: Kátia Belan Silva
Pedagogas: Marilza Neves Rufo ( matutino )
Olívia Maria Meneses Silva ( vespertino )

PROJETO VILA VELHA NOSSA TERRA: DESAFIOS E METAS

Justificativa: Este projeto foi uma iniciativa da gerência da Ed. Infantil e, ao ser levado para a escola, foi dividido em sub-temas utilizando alguns dos eixos norteadores: saúde, meio ambiente, urbanidade, história, arte.
Objetivos: Levar nossos alunos a conhecer mais sobre o município em que moram, o lugar onde vivem, sua rua, a cidade de Vila Velha, aspectos culturais, pontos turísticos.
Desenvolvimento:
1º Bimestre: SE ESSA RUA FOSSE MINHA...
Eixos norteadores: Urbanidade e Saúde.
- As ruas do entorno da UMEI;
- De quem são as ruas?
- Quem deve cuidar das ruas?
- A minha rua; Como é? Tem nome?
- O que faço na minha rua? ( resgate das brincadeiras )
- Apresentar a música “Se essa rua fosse minha”, cantar e parodiar com o que queremos para nossa rua.

2º Bimestre: MINHA TERRA TEM...
Eixos norteadores: Bens naturais e Meio Ambiente; História; Cultura.
- De que terra estamos falando? ( a cidade de Vila Velha , o solo )
- Essa terra é minha? Se é, como cuidar?
- O que tem na nossa terra? ( belezas naturais, pontos turísticos...)





3º Bimestre: TRAÇOS E RETRATOS DA MINHA CIDADE.
Eixos norteadores: Arte e Urbanidade.
Artistas locais: plásticos, músicos, cênicos, dança.
Obs: Incluir os pais que são artesãos.

4º Bimestre: INFLUÊNCIAS CULTURAIS EM NOSSA FORMAÇÃO.
Eixos norteadores: História e Cultura.
- Negros: Danças ( congadas, capoeira );
Gastronomia ( feijoada, farofa, angu )
Artesanato;
- Índios: Pescaria;
Artesanato;
Hábitos de higiene ( banho );
Dança;
Gastronomia.
Obs: - Os temas serão aprofundados em sala de aula por meio de pesquisas, rodas de conversas, pesquisa de campo, visitas monitoradas, atividades diversificadas.
- Este projeto será desenvolvido no decorrer de todo o ano de 2011.


















PROJETOS DESENVOLVIDOS PELAS PROFESSORAS DE APOIO
MATUTINO E VESPERTINO

“VILA VELHA NOSSA TERRA”

Justificativa: Os projetos desenvolvidos pelas professoras de apoio se inserem nas turmas agregando informações aos eixos temáticos desenvolvidos pelos professores dentro do Projeto “Vila Velha Aprendente” e levando para as salas de aula atividades de música, contação de histórias, jogos, construção de gráficos, hortas, etc.
Objetivo: O objetivo é dar suporte ao professor que se ausenta para planejar, sem fugir do planejamento do mesmo. Criar e recriar a partIr do que já foi trabalhado, brincando, informando construindo novas relações e conhecimentos.
Desenvolvimento e estratégias: Revistas, jornais, filmes, livros de histórias e músicas, questionários e entrevistas são alguns recursos a serem utilizados pelas professoras para os alunos conhecerem um pouco sobre a sua rua, o trânsito, pontos turísticos, influências culturais do nosso município. Monitorar saídas pedagógicas que auxiliem a compreensão de como uma cidade se organiza em relação ao trânsito, ou onde capta [água para abastecer todas as casas ou ainda, conhecer os pontos turísticos do município, são assuntos também inseridos como objetivos a serem alcançados pelas professoras de apoio.
Avaliação: Através dessa e outras intervenções, as professoras de apoio pretendem formar e informar com ludicidade nossos pequenos cidadãos para que possamos perceber em suas atitudes, mudanças de posturas conseqüentes ao aprendizado. Fé, amor, ética, respeito, paciência e carinho são as atitudes que esperamos como conseqüência deste trabalho.


“PLANTANDO E COLHENDO: A HORTA NA ESCOLA”

Justificativa: O contato com a natureza através de atividades ligadas ao uso do solo como: revolver a terra, plantar, arrancar o mato, podar e colher, não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo. Este projeto se propõe a desenvolver atividades que despertem na criança o interesse no cuidado com o meio ambiente e uma alimentação mais saudável.
Objetivos: - Motivar os alunos a valorizar o meio ambiente;
- Conscientizara todos que a vida depende da preservação do meio ambiente e que este depende de cada cidadão desse planeta;
- Promover estudos, pesquisas, debates sobre as questões ambientais, alimentares e nutricionais;
- Incentivar a mudança dos hábitos alimentares através do consumo de hortaliças e legumes;
- Valorizar a produção agrícola e o trabalhador rural;
- Conhecer processos de semeadura, cultivo e colheita;
- Identificar através da degustação, os diferentes tipos de alimentos e nomeá-los;
- Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
- Analisar e refletir sobre os desperdícios alimentares.

Desenvolvimento e etapas do projeto:
Pesquisa: Fazer um levantamento junto aos alunos quanto às verduras e ervas que conhecem. Em seguida, fazer a seleção das sementes a serem plantadas.
Semeadura ou Plantio: A semeadura será feita em material reutilizável, no caso, garrafas pet de dois litros.
Cuidados: Irrigação, retirada de plantas invasores, retirada de insetos e pragas, afofação da terra próxima às mudas, completar o nível da terra em plantas descobertas.
Colheita: Será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças.
Avaliação: Acontecerá no durante o desenvolvimento do projeto através da observação contínua dos alunos.
Pesquisa com os pais: A participação dos pais possibilitará à professora uma visão geral dos hábitos de seus alunos.
Obs: Haverá a integração com as demais áreas do conhecimento através de músicas, poesias, textos, desenhos, pinturas e jogos.











Comentários

Pedagoga Viviane disse…
Amei seu blog, já sou sua seguidora!! Te ofereço oaelinho de aprovação (no meu blog aba ofereço) ,vc merece...mil bjs

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?