Identidade e Autonomia


Estaremos trabalhando esse ano na escola, o projeto unificado sobre a cidade de Vila Velha, e antes de começar falando sobre o Município, senti a necessidade de iniciar o projeto sobre Identidade e autonomia, uma busca do auto conhecimento e o indivíduo relacionando com outros seres e interagindo em sua comunidade e no geral. A partir daí então começarei o projeto unificado.

Identidade e autonomia

Objetivos:

- Criar situações em brincadeiras nas quais as crianças possam ter iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário.

- Realizar tarefas que envolva ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.

- Reconhecer procedimentos básicos relacionados a alimentação, higiene e saúde.

- Ampliar o vocabulário; ler e interpretar imagens.

- Conhecer as relações entre o homem e o ambiente em que vive.

- Conhecer o próprio corpo, nomear as partes do corpo e os órgãos dos sentidos.

Turma:

03 e 04 anos

Tempo:

Conforme andamento das atividades e procedimentos do professor

Desenvolvimento
Iniciar o projeto em um ambiente, que favoreça a integração entre os alunos, organizando os espaços com atividades atrativas que faça com que haja entrosamento entre a turma. Programar um passeio monitorado pelo professor para conhecer os espaços da escola. Um passeio monitorado para que os pequenos conheçam o novo espaço e os materiais utilizados no ano seguinte. Nesse dia, um lanche de integração entre os grupos pode ser realizado no refeitório. Sentados em rodinha: Levarei uma caixinha surpresa com um grande tesouro, essa caixinha vai andar de mão em mão, porém a criança que abrir não poderá falar o que tem dentro dela. Estarei sempre lembrando que ao abrir eles verão o tesouro, e para surpresa deles, o grande tesouro estará refletido em um espelho que estará dentro da caixa. Que só poderá ser falado no final em que todos abrirem. Na rodinha da conversa, apresentar a ficha do nome, cantar músicas que envolva o nome dos alunos. Propor a pesquisa da história do nome para ser contada na rodinha no outro dia. Listar em ordem alfabética os nomes dos alunos em cartaz. Brincar com a dança da cadeira, envolvendo o nome preso da criança em ficha na cadeira, a criança ao parar a música deverá encontrar o seu nome na cadeira e sentar. Trocar as posições das cadeiras e iniciar novamente a brincadeira. Essa brincadeira é para fixar a identificação da escrita do nome. Recortar figura de uma cabeça em revistas, a criança irá montar o restante do corpo. Antes de realizar a atividade, fazer com que os alunos fiquem na frente do espelho e reconheça cada parte do corpo e suas funções. Cantar músicas relacionadas ao corpo. Pintar letras do nome, fazer o auto retrato, fazer a tentativa da escrita do nome. Apresentar as letras do alfabeto, cantar músicas envolvendo as letras do alfabeto. Ex:

O _______ (letra inicial do nome de um aluno) é uma letra,

Que está no A B C,

_______(nome da criança) Você não sabe,

Como eu gosto de você!


Confeccionar um mural de alturas, pintado por eles e com uma foto da criança para identificação. Como fazer: Cortar uma tira de papel cenário da altura da criança, pedir para que pinte com giz de cera, colar a foto na ponta da tira e colar no cartaz.
Fazer a leitura de regras e construir junto a turma as nossas próprias regras de convivência. Linguagem oral- conversas, relatos de vivências. Contagem oral- Participar de brincadeiras onde se faz uso da contagem. Agrupar diferentes maneiras uma mesma quantidade. Blocos lógicos, cores e formas. Esquema corporal- Movimento, roda cantada, ginástica (movimentos e gestos). Dança, jogos simbólicos. História e dramatização, pedir que as crianças dramatizem a história contada.

Estas são uma das atividades que estarei trabalhando nesse período, conforme for acontecendo o projeto vou publicando meu trabalho através das fotos e atividades.

Algumas atividades

1- Com o objetivo de desenvolver o Projeto de sala de aula "Identidade e Autonomia" com a turma do Infantil lV- Vespertino da profª Márcia e conhecer a história do nome da criança, solicitamos a contribuição da família e/ou responsável, para responder a pesquisa Quem sou eu? Que deverá ser devolvida a professora o mais breve possível.

Recomendamos que a criança participe também no momento da realização da atividade, pois entendemos que o processo ensino e aprendizagem é construido nessa interação família- aluno e escola.

desde já agradecemos

atenciosamente

Pesquisa1

QUEM SOU EU?

MEU NOME É _____________________________
NASCI NA CIDADE__________________________
NO DIA _____NO MÊS_____________________ANO:___________
NOME DA MINHA MÃE_____________________
NOME DO MEU PAI________________________
TENHO_________IRMÃOS

Pesquisa:2

- A História do meu nome. Peça a um adulto de sua família para escrever o motivo da escolha do seu nome. Amanhã, você contará para seus colegas a história do seu nome.


2- Escreva seu nome:_______________________________

Quantas letras têm o seu nome?________________________

A primeira letra: _______

Desenhe no bolo, o número de velas correspondente à sua idade.

(Faça uma figura de um bolo de aniversário)

A avaliação será diária, coletiva e individual, observando a participação e interação como um todo.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Comentários

Del Rodrigues disse…
Oi amiga, passei para fazer uma visitinha, estava com saudades! Vim desejar-lhe um bom carnaval e UM FELIZ DIA DAS MULHERES! Tenha uma semana iluminada e cheia de Paz! Beijocas

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?