Novidades


Estamos ampliando nossa aprendizagem de diversas formas legais!!

*Jogo de campo com tampinhas




*Futebol- Aprendemos algumas regrinhas no futebol







*Leituras de jornais e pesquisas da internet- Pesquisa feita pelos alunos em casa e compartilhada na rodinha por todos, muito legal o entusiasmo e como interessa o assunto.




###########################################


É, a copa do mundo chegou, e estamos em ritmo de copa! Estamos inserindo o projeto Copa do Mundo no nosso projeto O Planetinha pede socorro.

"O Mundinho" de Ingrid Biesemeyer Bellingrausen.

Para iniciar, comecei falando sobre o mascotinho da copa, vamos eleger o mascotinho da nossa turma, que ainda está em votação. A construção do nosso mascotinho, vai ser coletivo. A escolha do nome, também será a nível de escolha e votação da turminha e vai ser dentro do nosso subprojeto "animais marinhos".

Já estamos trabalhando com o mascote da copa o Zakumi, com o seu significado, um leopardo que simboliza o povo, o nome tem uma razão de ser "Za" quer dizer África do Sul na língua local, e "Kumi" é o número 10 em vários dialetos africanos. Trabalhei o nome com a escrita no quadro e a montagem no alfabeto móvel. Pintamos o desenho do Zakumi com as cores verde, amarelo e azul, destacando para as cores da bandeira do Brasil. Direcionei a turma para os enfeites de sala nas cores do Brasil. Mostrei a bandeira do Brasil e apresentei as cores e seus significados.
Explorando as cores da bandeira com atividades com papel crepom(amassar, picar e colar). Vou estar passando alguns informativos sobre o tema trabalhado, explorando a oralidade.

Apresentei o Mapa Mundi, comentei da distância dos países Brasil e a África do Sul, onde vai ser a copa, perguntei será que dá para ir de carro ou de ônibus? Expliquei da distância entre os dois países. Pedi para que observasse no Mapa onde estava o Brasil e o continente africano.
Engraçado que na hora que estava indo embora, vi minha aluninha de 3 anos falando pra mãe, que a tia Márcia falou que não dá pra ir de ônibus na copa não, pois é muito longe, tem que ir de avião, fica lá do outro lado do mar. Achei uma gracinha!!
Amanhã vou mostrar o globo terrestre, já que demonstraram tanto interesse, vou fundo.
Trabalhei as palavras África, Brasil, bandeira e Zakumi, com as letras do alfabeto móvel. E pintaram a letra B e colaram E.V.A amarelo, aproveitei para trabalhar cor amarela, a letra B e a coordenação motora. Trabalhando com a letra B, fazendo pesquisas de palavras, comparando com iniciais dos nomes dos colegas, comparando as palavras BRASIL e BANDEIRA.

Reconhecer a palavra Brasil como sendo o seu país de origem.


Durante esses dias de Copa vou estar fazendo um paralelo do Brasil e África do Sul, pois lá possui lagos deslumbrantes, pântanos e florestas onde vivem muitos animais, entre eles o maior mamífero marinho (baleia). Na África do sul, existe uma pobreza muito grande de falta dágua. Existem casos de doenças por falta de água potável e falta de saneamento básico em muitos lugares por lá. (explicar numa linguagem simples para que os pequeninos entendam o que é água potável e saneamento básico). Despertar nas crianças a consciência ecológica, como:
*Os cuidados para não desperdiçar água.
*Não deixar torneiras abertas muito tempo.
*Reconhecer a importância da água na vida dos seres.
*Como combater a poluição dos rios e mares.
As atividades irão estimular a coordenação motora através de recortes, pinturas com tinta, giz de cera. Rasgar papel, e colagem em folha. trabalhar a produção livre, explorando as técnicas a serem trabalhadas, através das cores do brasil. Uma das técnicas vai ser a de assoprar a tinta com canudinho e ver qual desenho irá surgir. E trabalhar as formas geométricas, quantidades, numerais e gráficos.
####################################

Estamos trabalhando o projeto "O Planetinha pede Socorro" em nossa escola, dentro desse projeto, criamos vários subprojetos para desenvolvermos durante o ano. Vou estar postando no momento o Projeto "Animais Marinhos" e mais a frente outros projetos que estaremos inserindo ao já existente.

Justificativa

Este projeto surgiu com o interesse das crianças pelos "bichinhos do mar", no contato com os livrinhos de histórias da coleção No fundo do mar. Observando que esses animaizinhos chamam atenção das crianças, e este tema provoca interesse e curiosidade nos alunos, então para estimular a fantasia e imaginação, surge a necessidade de ampliar esses conhecimentos, através da construção deste conhecimento desenvolvendo atitudes de respeito e preservação a vida e ao habitat desses animais.

Objetivos

*Conhecer alguns animais marinhos, características e risco de extinção.

*Aprender a respeitar o meio ambiente.

*Pesquisar, investigar, discutir e formar hipóteses.

Desenvolvimento

*Iniciar o projeto contando a história "O Mundinho" de Ingrid Biesemeyer Bellingrausen.

*Conversar com os alunos sobre a história e refletir sobre a importância dos cuidados com o Planeta terra.

*Verificar o que a turma sabe sobre os animais marinhos e levantar suas dúvidas.

*Conversar sobre os animais, seu habitat, suas espécies e suas características.

*Deixar as crianças manusearem a coleção das histórias dos animais do fundo do mar.

*Trabalhar a caracterização do universo ficcional, com nomeação de personagens e destacar pontos que mais gostaram.

*Desenvolver a observação e oralidade através da história.

*Músicas que tenham em sua letra animais marinhos.

*Elaboração de cartazes, álbuns ou painéis com pesquisas de figuras dos animais marinhos.

*Filmes com animais marinhos.

*Trabalhar a matemática realizando atividades de contagem dos animais pesquisados, de classificação e seriação das imagens recortadas, separando as espécies de peixes por nomes, tamanhos e cores. Quantidades de letras nas palavras, noções de espaço e numerais até cinco podendo-se estender até dez.

*Textos informativos que tragam curiosidades sobre tubarões, tartarugas, baleias, golfinhos e etc. E explore-os com a turma.

*Atividades de artes: Modelar com massinha personagens das histórias, construção de fantoches de palitos, dobraduras, teatro, chapéu do tubarão ou baleia.

*Trabalhar a coordenação motora através de jogos, brincadeiras, danças, quebra-cabeça, recorte e colagem, pinturas e etc.

*Reconhecer e identificar letras do alfabeto nos nomes dos animais.

*Construção de um aquário em sala.

*Visita a um museu ou parque onde possa ser estudado essas espécies.

Duração: Esse projeto será desenvolvido durante o ano e inserido a outros subprojetos.

Turmas: Infantil III e IV

Avaliação: Será diária e acompanhada individualmente.










##############################