Postagens

Mostrando postagens de abril, 2010

MONTEIRO LOBATO

Imagem
produção do livro da minha turma de alfabetização Projeto Monteiro Lobato Justificativa A diversidade da Obra de Monteiro Lobato nos provoca o desejo de explorar em nossos alunos, o interesse pela leitura, interagindo com o conhecimento trazido pelos alunos ao conhecimento produzido no espaço escolar, para assim, transformar a realidade do entorno da escola ou de sua casa. Objetivos *Conhecer a vida e obra de Monteiro Lobato. *Possibilitar o uso de diferentes materiais, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados. *Propor atividades de escrita que fazem sentido para as crianças. *Registrar informações utilizando diferentes formas de desenhos, textos orais e escritos, jogos e brincadeiras. *Estimular a criatividade e a imaginação através de objetos de artes construidos pelos alunos. *Proporcionar um trabalho multidisciplinar com as demais disciplinas, trabalhadas em sala de aula. *Despertar na criança o sentimento de respeito e valorizaçãoi do

O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

Imagem
O raciocínio lógico-matemático, é uma das pesquisas e reflexões de Jean Piaget e trata-se da relação lógica da criança com o meio. Na construção das estruturas da inteligência, o meio desempenha um importante papel pelas condições que oferece a partir do nascimento, e que são essenciais não só no que diz respeito ao ritmo, como também ao acabamento das construções intelectuais que prolongam as construções orgânicas . De acordo com Piaget, a noção de número envolve três conceitos básicos: O de conservação ou seja, a compreensão de que a quantidade permanece a mesma, ainda quando sua aparência é modificada (invariância do número); o de seriação, isto é, a compreensão de uma ordem implícita nas relações entre os elementos; o de classificação, ou seja, a inclusão de um elemento num outro mais amplo que o contenha. Como vimos, a criança trás para a escola uma série de experiências vividas no meio ao qual vive e se socializa e a partir delas, elabora sua hipóteses sobre o mundo e suas relaçõ