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produção do livro da minha turma de alfabetização
Projeto Monteiro Lobato

Justificativa
A diversidade da Obra de Monteiro Lobato nos provoca o desejo de explorar em nossos alunos, o interesse pela leitura, interagindo com o conhecimento trazido pelos alunos ao conhecimento produzido no espaço escolar, para assim, transformar a realidade do entorno da escola ou de sua casa.

Objetivos
*Conhecer a vida e obra de Monteiro Lobato.
*Possibilitar o uso de diferentes materiais, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados.
*Propor atividades de escrita que fazem sentido para as crianças.
*Registrar informações utilizando diferentes formas de desenhos, textos orais e escritos, jogos e brincadeiras.
*Estimular a criatividade e a imaginação através de objetos de artes construidos pelos alunos.
*Proporcionar um trabalho multidisciplinar com as demais disciplinas, trabalhadas em sala de aula.
*Despertar na criança o sentimento de respeito e valorizaçãoi do meio ambiente.
*Conhecer de forma generalizada o que é uma floresta, uma mata, um jardim.
*Sistematizar informações sobre os animais, habitat, características e alimentação.
*Explorar diferentes tipos de rótulos com objetivo de identificar alimentos de origem vegetal e animais, e produtos utilizados na higiene pessoal.


Desenvolvimento
Fazer diversas leituras da principal Obra de Monteiro Lobato "Sítio do Pica-Pau Amarelo" e conhecer outras Obras e a vida do autor. A leitura de "Caçadas de Pedrinhos¨ disperta nos alunos a curiosidade sobre os tipos de animais, pesquisas de animais selvagens e domésticos. Assistir o filme Caçadas de Pedrinhos, e aproveitar para falar das características e habitat dos animais.
Após o filme, construir diferentes tipos de animais com sucatas.
Confeccionar jogos, trilhas e livros de histórias.
Enriquecer o conhecimento e a importância de preservar as florestas, investigar alguns tipos de plantas que servem para alimentos, remédios.
Receitas de alimentos e medidas.

Avaliação do projeto

Avaliação será feita ao longo do Projeto, identificando aspectos cognitivos e aspectos afetivos relacionados a cada criança durante as atividades.


Livro dos meus alunos da alfabetização- produção de uma história do Sítio do Pica-Pau amarelo


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O raciocínio lógico-matemático, é uma das pesquisas e reflexões de Jean Piaget e trata-se da relação lógica da criança com o meio.
Na construção das estruturas da inteligência, o meio desempenha um importante papel pelas condições que oferece a partir do nascimento, e que são essenciais não só no que diz respeito ao ritmo, como também ao acabamento das construções intelectuais que prolongam as construções orgânicas
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De acordo com Piaget, a noção de número envolve três conceitos básicos: O de conservação ou seja, a compreensão de que a quantidade permanece a mesma, ainda quando sua aparência é modificada (invariância do número); o de seriação, isto é, a compreensão de uma ordem implícita nas relações entre os elementos; o de classificação, ou seja, a inclusão de um elemento num outro mais amplo que o contenha.

Como vimos, a criança trás para a escola uma série de experiências vividas no meio ao qual vive e se socializa e a partir delas, elabora sua hipóteses sobre o mundo e suas relações. E em muitas dessas relações o saber matemático está presente sem que a criança se dê conta disso.
Cabe ao professor desenvolvê-los, criando situações que envolvam conceitos matemáticos adquiridos ou não. As atividades propostas deverão propiciar a criança situações para que ela pense, crie, e descubra como os conceitos matemáticos são utilizados na vida prática.
A educação infantil torna-se lugar onde os interesses e as necessidades, assim como, o tempo próprio de cada criança para a construção dos seus conceitos, são percebidos, valorizados e instigados.
A Matemática, mais do que uma simples área do conhecimento, geralmente, é um modo de pensar, e quanto mais cedo for trabalhada com crianças, mais cedo elas adquirirão bases sólidas para um aprendizado.

Todo o conhecimento, seja físico, lógico-matemático ou social, é uma construção resultante das ações da criança. Assim igualmente a Matemática deve priorizar a construção do conceito através da experimentação ativa da criança, para uma posterior normalização desses conceitos por meio da linguagem dos sinais operatórios. (Walesca Menelli Martins)

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