Conteúdos programáticos para Educação Infantil


Orientação espacial
Estabelecer relações espaciais identificando e discriminando posições de objetos e pessoas.

Esse tipo de atividade, consiste na capacidade de orientar-se no espaço em relação a um ponto de referência. Essa capacidade desenvolve o raciocínio em geral e permite à criança perceber a sequência e a posição das letras, a direção correta dos traçados, evitando que se confundam letras ou números com a mesma forma, mas em posições invertidas (b e d, n e u, p e q, 6 e 9).
O professor pode realizar jogos e atividades em espaços abertos de forma que seja sempre necessário situar-se em relação às pessoas ou objetos- colocar-se atrás, na frente, à direita, á esquerda, observar o que está em cima, em baixo etc.

Noções de tempo
Estabelecer relações temporais de fatos.
Reconhecer que existe passado, presente e futuro.

1- Organizar um quadro com figuras que representam as atividades do dia-adia (manhã-tarde-noite).
Variar: solicitar que a criança organize, através de desenhos, suas atividades do período da manhã, tarde e noite.
2- Empregar os conceitos de ontem, hoje, amanhã, hora, dia, mês, ano:
* em situações diárias
* contando histórias
* trabalhando com relógio e calendário
3 - Solicitar que os alunos movimentem o corpo ao ritmo de palmas ou músicas (mais rápido ou mais lentamente).

Discriminação visual
Identificar e discriminar figuras, formas e traçados pelo tamanho, posição, detalhes, disposição, cor etc.
!- Descobrir qual é o número diferente (em cartazes, cartões etc).
2-Fornecer cartões com os numerais escritos. A criança deve pegar, entre outros, o número estipulado pela professora.
Variar: distribuir os cartões aos alunos. Cada número pode constar em dois ou três cartões iguais. Solicitar que cada aluno procure o colega que tenha um número igual ao seu e fique de mãos dadas a ele, mostrando os cartões iguais para a classe.
3_ Recortar três figuras ou números em duas partes. Misturá-las e pedir que os alunos os montem novamente.
Variar: solicitar que os alunos tragam figuras de revistas diversas, colem em fichas de cartolina, recortem em duas ou três partes iguais e remonte-as.

Comentários

Nidi disse…
Oiii! Seu blog está muito lindo! Eu não sou professora de educação infantil mas adoro seus conteúdos, sou professora de música e adoro ensinar para crianças.
Dá uma passadinha no meu blog, fiz um post para as amigas seguidoras com um convitinho, dá uma olhadinha lá!
Bjsss e boa semana*

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?