O Planetinha pede Socorro


Estamos trabalhando o projeto "O Planetinha pede Socorro" em nossa escola, dentro desse projeto, criamos vários subprojetos para desenvolvermos durante o ano. Vou estar postando no momento o Projeto "Animais Marinhos" e mais a frente outros projetos que estaremos inserindo ao já existente.

Justificativa

Este projeto surgiu com o interesse das crianças pelos "bichinhos do mar", no contato com os livrinhos de histórias da coleção No fundo do mar. Observando que esses animaizinhos chamam atenção das crianças, e este tema provoca interesse e curiosidade nos alunos, então para estimular a fantasia e imaginação, surge a necessidade de ampliar esses conhecimentos, através da construção deste conhecimento desenvolvendo atitudes de respeito e preservação a vida e ao habitat desses animais.

Objetivos

*Conhecer alguns animais marinhos, características e risco de extinção.

*Aprender a respeitar o meio ambiente.

*Pesquisar, investigar, discutir e formar hipóteses.

Desenvolvimento

*Iniciar o projeto contando a história "O Mundinho" de Ingrid Biesemeyer Bellingrausen.

*Conversar com os alunos sobre a história e refletir sobre a importância dos cuidados com o Planeta terra.

*Verificar o que a turma sabe sobre os animais marinhos e levantar suas dúvidas.

*Conversar sobre os animais, seu habitat, suas espécies e suas características.

*Deixar as crianças manusearem a coleção das histórias dos animais do fundo do mar.

*Trabalhar a caracterização do universo ficcional, com nomeação de personagens e destacar pontos que mais gostaram.

*Desenvolver a observação e oralidade através da história.

*Músicas que tenham em sua letra animais marinhos.

*Elaboração de cartazes, álbuns ou painéis com pesquisas de figuras dos animais marinhos.

*Filmes com animais marinhos.

*Trabalhar a matemática realizando atividades de contagem dos animais pesquisados, de classificação e seriação das imagens recortadas, separando as espécies de peixes por nomes, tamanhos e cores. Quantidades de letras nas palavras, noções de espaço e numerais até cinco podendo-se estender até dez.

*Textos informativos que tragam curiosidades sobre tubarões, tartarugas, baleias, golfinhos e etc. E explore-os com a turma.

*Atividades de artes: Modelar com massinha personagens das histórias, construção de fantoches de palitos, dobraduras, teatro, chapéu do tubarão ou baleia.

*Trabalhar a coordenação motora através de jogos, brincadeiras, danças, quebra-cabeça, recorte e colagem, pinturas e etc.

*Reconhecer e identificar letras do alfabeto nos nomes dos animais.

*Construção de um aquário em sala.

*Visita a um museu ou parque onde possa ser estudado essas espécies.

Duração: Esse projeto será desenvolvido durante o ano e inserido a outros subprojetos.

Turmas: Infantil III e IV

Avaliação: Será diária e acompanhada individualmente.










##############################

Comentários

Nidi disse…
Oi Márcia! Obrigada por ser minha mais nova seguidora! Seja bem-vinda! Também já te sigo e adoro tudo no seu blog. Está lindo! Parabéns!
Um abraço*

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?