Folclore Brasileiro -22 de agosto

Um tema rico em sala de aula, que abrange diversos tipos de atividades, podendo ser trabalhado de forma lúdica e prazerosa com os pequeninos.


Objetivos
*Conceituar a palavra "Folclore".
*Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país.
*Levar os alunos a pesquisar as características, a importância e a influência do folclore na educação.
*Resgatar o folclore local.


Desenvolvimento:
Propor aos alunos conversar com os pais, avós e amigos sobre o folclore. Eles podem trazer livros que falem sobre o tema ou descobrir, em suas conversas, elementos que fazem parte do folclore, como lendas, adivinhas, brincadeiras, músicas, cantigas de roda, parlendas, comidas típicas, comemorações e crendices populares.
A turma deve trazer para a classe todo o material coletado. Proporcionar momentos de troca entre os alunos, para que possam mostrar o que trouxeram e falar sobre o que aprenderam.
Você também pode colaborar, buscando trazer para a classe informações que faltaram, a fim de enriquecer o repertório deles a respeito desse tema.
Selecione lendas, brincadeiras, adivinhas, parlendas,, músicas e explore o assunto das mais variadas maneiras.
Propicie espaço e tempo para a realização de brincadeiras folclóricas, como, por exemplo, amarelinha, pular corda, cabra-cega, entre outras.
Aproveite as brincadeiras e proponha a seus alunos um registro coletivo, que pode ser escrito (no qual você escreve) ou por meio de desenho. Cada um deve mostrar o que achou mais significativo na brincadeira escolhida.



É legal também, preparar uma exposição com atividades criadas com os alunos.
* Confeccionar o boi.
* Confecção de brinquedos.
* Literatura de cordel.
* Pratos típicos
*Medicina popular.
* Ditados.
* Lemas de pára-choques.
*As festas e as danças.
* Brincadeiras.

Trabalhando o folclore nas regiões do Brasil:
* Região Norte

* Nordeste
* Sul
* Centro-Oeste
* Sudeste

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