Novidades

O Objetivo maior deste projeto é desenvolver a afetividade das crianças, incentivando-as a demonstrar carinho e reconhecimento às pessoas que participam de sua vida.

Atividades propostas
* Converse com os alunos sobre a família deles, para saber se o pai mora junto com a família e como é essa relação. A data pode ser um momento difícil para a criança que não tem pai ou cujo pai está em uma situação com a qual a criança não sabe lidar. Um modo de amenizar isso é valorizar outra presença masculina do convívio familiar (avô, tio ou irmão mais velho, por exemplo).
* Leia e explique para os alunos o texto informativo.
*Organize uma oficina de presentes.
Texto informativo

O Dia dos Pais é comemorado de maneiras muito diferentes pelo mundo. Alguns países até nem têm um Dia dos Pais. Outros comemoram sem presentes, só com um passeio em família.
No Brasil, a data é sempre lembrada nas propagandas de televisão: "O papai merece um presente, "Não se esqueça do presente do seu pai". É uma campanha para que todos comprem presentes.
Mas será que adianta um filho dar um belo presente no Dia dos Pais e nem dar bola para o seu pai nos outros dias?
Será que os pais estão mesmo ligando para os presentes? Ou preferem ganhar um abraço bem gostoso e um beijão bem melado?
E será que outra pessoa não pode ganhar o "parabéns" no Dia dos Pais? Claro que pode!
Muitas vezes, o avô, o irmão mais velho, o tio ou o padrasto são como pais na vida da gente. E muitas vezes essa figura paterna é representada por uma mulher, como a mãe, avó ou outra pessoa que faz parte da nossa vida.
E para eles também podemos dar um abraço bem gostoso e um beijão melado.
Fonte de pesquisa: Vai começar a brincadeira. Margaret Reser - Arnaldo Rodrigues Sorel Silva. Educação infantil - Pré-escola.
Sugestão de atividades
* Poesias, canções e atividades contextualizadas sobre o tema PAI.
* Converse sobre o pai das crianças: Seu nome, profissão, atividades que a criança realiza com ele e suas características físicas. (Se achar interessante, chame um pai de aluno para ser entrevistado na sala de aula).
* Sugestão de Vídeo: Uma babá quase perfeita, Três solteirões e um bebê, Falcão- O campeão dos campeões, Mentes que brilham. Temas sugeridos para trabalhar a situação de uma criança que é criada ou cuidada por PAI-MÃE.
Oficina
* Caderneta de anotações.
* Cartão com formato de camisa, gravata, carro, etc.
* Tela pintada: Numa tela própria para pintura, o aluno faz um desenho com guache.
* Trabalho de atividade artística com participação integral ou parcial do aluno.
Música

PRO PAPAI
PRO PAPAI
COM ALEGRIA
OFEREÇO, OFEREÇO
MEU CORAÇÃO
DENTRO DELE, DENTRO DELE
CADA DIA
CRESCE MAIS, CRESCE MAIS
MINHA AFEIÇÃO
ELE BATE, ELE BATE
NOITE E DIA
TIC-TAC, TIC-TAC
SEM PARAR.
DIZ COM ESSA
DIZ COM ESSA MELODIA
QUE PRA SEMPRE
QUE PRA SEMPRE
EU HEI DE AMAR.

(MÚSICA: Se essa rua fosse minha)

0 comentários: