Ficha descritiva

Já estamos em ritmo de relatório da Avaliação dos alunos na escola. Se bem, para os professores que já fazem a avaliação diária anotando em um caderninho sobre cada aluno, é mole! Para acompanharmos os alunos é necessário observarmos vários aspectos, para mim, os principais aspectos são:


-Vocabulário:
* A capacidade de conversar com os colegas e professor e ser atendido.
*Usa sempre expressões novas em suas conversas diárias.



-Comunicação/ Cognitivo
*Repete histórias contadas pela professora, usando palavras próprias.
* Cria e utiliza oportunidades de comunicação com outras pessoas.
* Recebe e transmite recado á professora aos colegas e pessoas da Unidade de ensino.
*Demonstra organização de seu pensamento com lógica.
*Classifica objetos, segundo atributos (cor, forma, tamanho).
*Localiza elementos a partir de um dado referencial ( perto, longe, fora, dentro, etc.)

-Em se tratando da articulação:
* Pronuncia corretamente os fonemas.
* Não se percebe troca ou omissões de fonemas quando fala.

-Expressão oral:
* Tem espontaneidade para expressar -se.
* Dramatiza situações vivenciadas.

- Motricidade Ampla:
*Tem habilidades para executar movimentos envolvendo os grandes músculos do tronco, braços, pernas, pescoço (andar, correr, soltar, arremessar, chutar, etc.).
* Apresenta equilíbrio na execução de atividades de andar, correr, etc.

-Motricidade Fina:
*Utiliza o material de sucata (tampinhas, caixas, letras) fazendo pilhas ou construções.
*Abotoa e desabotoa suas roupas;
*Recorta figuras de revistas.
*Modela com massinha.
*Usa lápis para desenhar ou escrever.
*Faz o traçado de letras corretamente.

-Sociabilidade:
*Brinca com colegas.
*Empresta seus brinquedos ou material de trabalho.
*Aceita participar de atividades sociais na Unidade escolar.

-Interesse:
*Apresenta interesse pelas atividades propostas pelo professor ou pelo grupo.
*Cuida bem de seu material, inclusive brinquedos.
*Presta atenção à todos os aspectos da sala de aula e da escola.

-Cooperação:
*Aceita ajudar os colegas e professores.
*Coopera na arrumação da sala e ao término das atividades do dia.

-Assiduidade:
*É pontual e assíduo às aulas.

-Descoberta da Leitura/Escrita:
*Lê e compreende os fonemas aprendidos e palavras formadas por eles.
*Reconhece e traça corretamente os fonemas estudados.
*Identifica os fonemas, ou personagens, em situações reais diversas.
*Copia de quadro palavras e pequenas frases.

Resolvi publicar uma ficha descritiva que fiz de uma aluna, veja:

Analisando e reconstituindo a situação vivida pela aluna no período de adaptação, pude perceber as conquistas de ...... Chegou muito tímida, chorava e não queria ficar na escola. Sua adaptação ocorreu de forma espontânea no convívio diário com os colegas. É uma criança extremamente sociável e carinhosa, que interage muito bem com toda a comunidade escolar. Brinca e socializa seus pertences, participa de atividades em grupo e se relaciona muito bem com professora e outros funcionários da UMEI. Expressa suas ideias com clareza, relata fatos ocorridos na vida diária, tem bom vocabulário. Gosta de ouvir histórias e reproduz as mesmas com sequência lógica. Verifiquei que a aluna vivenciou as atividades de maneira significativa e construtiva, demonstrando interesse em participar dos diversos trabalhos com a linguagem escrita. Iniciou suas atividades escrevendo seu nome com o auxílio da ficha. Hoje escreve o nome sem o auxilio da mesma. Está na fase de construção e reconhecimento das letras do alfabeto.
.Tem boa coordenação motora podendo ser notado em suas produções que já possuem traços bem definidos. Apresenta equilíbrio com o corpo, se organiza ao realizar tarefas como: correr, pular, abaixar, etc.
• Nas aulas de artes, cria e produz com habilidade, desenhos, pinturas, recortes, colagens, modelagens, explorando adequadamente, as diferentes propriedades dos objetos para produções artísticas.
• Em relação ao trabalho com a área da matemática e nas tarefas que envolvem raciocínio lógico, trabalho com as atividades de compreensão dos conceitos numéricos através da resolução de situações-problema do cotidiano escolar. Portanto, a aluna possui raciocínio lógico diante de questionamentos feitos ao grupo. Quando questionada em situações de juntar e tirar referentes ao seu cotidiano responde corretamente ou bem próximo do correto. Sabe contar números, porém tem dificuldades em escrever e reconhece-los, registra-os espelhados.
Seleciona elementos dos conjuntos de acordo com o que tem mais/menos, maior/menor, igual/diferente, muito/pouco, cores e formas, etc.
-Classifica objetos, segundo atributos (cor, forma, tamanho)
Mostrou-se interessada em envolver-se nas atividades referentes ao projeto... participando com entusiasmo ao ouvir história, dramatizações e produções.
..... é participativa e frequenta as aulas regularmente. Gostaria de agradecer a participação dos pais no desenvolvimento educativo de sua filha. Sabendo que esta parceria é fundamental para nosso trabalho.
Para continuarmos despertando o interesse durante a realização das atividades, faremos intervenções individualizado respeitando o ritmo de aprendizagem de cada criança, realizando as intervenções tendo como consequência um melhor aproveitamento do trabalho pedagógico em sala de aula.

Comentários

blogdaeli disse…
Estava na net buscando um modelo de ficha avaliativa. então, encontrei o Educa Feliz, e isso me ajudou a elaborar as fichas de Maternal IV. A sua ficha é bem elaborada, por isso vou seguir suas dicas para elaborar as minhas. Muito bom o jeito como foram colocados os conteúdos. Parabéns professora...
Blogdaeli...
Anônimo disse…
PARABÉNS! É muito bom ter pessoas como vc que compartilham as descobertas.
Tb sou professora e buscava algo diferente para avaliar meus alunos.Adorei!

Postagens mais visitadas

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?