Novidades

Etapa4:No desenvolver do projeto, buscamos nas diversas áreas do conhecimento os conteúdos necessários para contemplar os objetivos conceituais propostos em cada disciplina. Compreendemos a importância de preservarmos as florestas, investigamos alguns tipos de plantas que servem como alimentos, remédios ou não. O percurso do projeto serviu como base em todo o processo investigativo alcançando todas as áreas disciplinárias no decorrer das atividades diárias.




Tendo em vista a complexidade do tema abordado, as atividades sugeridas foram desenvolvidas em diferentes situações. O contéudo foi abordado a partir dos questionamentos que foram trazidos pelos alunos, insentivei- os a realizarem várias pesquisas, observações e coleta de dados dando oportunidade aos alunos a interação com o meio gerando um trabalho rico e produtivo.

~~~~~~~~~~~Etapas do projeto
~~~~~¹_Vida e obra de Monteiro Lobato
~~~~~~~~~²_Personagens do Sítio

~~~~~~~~~~~~~~³_Animais
~~~~~~~~~4_Plantas
~~~~~~~~~~~~~~~5_Alimentação






Etapa³: Trabalhar animais foi muito divertido, e as crianças curtiram de montão. Cantamos a música do "Pintinho amarelinho" e aproveitei para trabalhar cores e também desenhamos o pintinho com formas geométricas, ficou muito legal!







Dei oportunidades para todos falarem sobre seus animais de estimação e após fizemos o cachorro de dobradura, os alunos falavam o nome de seu cão e eu escrevia ao lado, foi só diversão!!
Ao apresentar determinado animal, observávamos seus aspectos e aproveitei para dar atividades que estimulava a contagem dos animais.

As atividades com várias músicas infantis foram constantes, aproveitei para trabalhar em cartazes as palavras destacando as letras. Brincamos com o jogo da trilha dos animais indicando os cuidados que devemos ter.


█▓▒Postagem4▒▓█
~~~~~~~~~~~Etapas do projeto
~~~~~¹_Vida e obra de Monteiro Lobato

~~~~~~~~~²_Personagens do Sítio

~~~~~~~~~~~~~~³_Animais

~~~~~~~~~4_Plantas

~~~~~~~~~~~~~~~5_Alimentação


Etapa3: A leitura da obra "Caçadas de Pedrinho" direcionou nosso projeto do Sitio do Pica-Pau Amarelo em parte para os animais selvagens e domésticos. Assistimos o vídeo com o Filme Caçadas de Pedrinho. Onde ampliamos o projeto para mostrar as diferenças entre os animais, seus sons, suas características e habitat. Construimos juntos diferentes animais confeccionados com reutilização de caixas. Antes trabalhei a conscientização da reutilização de coisas que vão para o lixo. Pedi que trouxessem sucatas para a construção dos bichinhos. Separamos as caixas, aproveitei e perguntei se conheciam as marcas, trabalhei a leitura, comparação de letras, quantidades e aproveitei o gancho para falar também sobre o meio ambiente. Veja a disposição dos pequeninos na hora da construção dos animais.

Após os alunos encaparem as caixas, fiz o acabamento e os alunos escolhiam qual bichinho era para fazer, veja como ficou!


As crianças gostaram tanto da confecção dos animais, que aproveitei e dei continuidade falando das características de cada animal, aspecto, imitar som, animais que podem conviver com as pessoas, se tinham animais de estimação. E agora eles é que iriam confeccionar o bichinho deles. E gostaram do desafio, vejam!
Eles amaram brincar com os bichinhos e criaram até historinhas. Fizemos máscaras com personagens da história de Caçadas de Pedrinho e montamos um teatrinho, que ficou o máximo!

^^^^^^^^^^^^^Postagem ³







~~~~~~~~~~~~~~~~~~Etapas do projeto
~~~~~¹_Vida e obra de Monteiro Lobato

~~~~~~~~~²_Personagens do Sítio
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
³_Animais
~~~~~~~~~
4_Plantas
~~~~~~~~~~~~~~~5_Alimentação

Algumas experiências em educação têm mostrado que trabalhar com projetos fascina professores e alunos, porque estimula a inteligência e a criatividade, transforma alunos em descobridores de significações nas aprendizagens práticas, socializa o aluno e permite que suas dificuldades sejam superadas pelo grupo, possibilita investigação e, sobretudo, oferece a oportunidade de se optar sobre tema a explorar.(Revista do professor-Outubro a Dezembro de 2002) .
O meu interesse no decorrer do ano, foi e é o de desenvolver no aluno a capacidade de criar e pensar, dando oportunidade do aluno se expressar através das palavras, movimentos, pinturas, teatro com fantoches, colagens, dramatização, músicas e exploração em torno de diversas linguagens, porque essa forma de trabalho viabiliza o uso das múltiplas inteligências. E senti a necessidade de passar o resultado de todo o meu trabalho através do blog que está sendo de suma importância para minha experiência, e buscar através dele também novas informações que possa acrescentar para o meu crescimento profissional. As experiências que estou tendo com os meus pequeninos de 3 e 4anos, está sendo muito significativa em minha vida, pois através do crescimento intelectual deles é que me realizo. Isso não tem preço é fascinante! Etapa²Continuação:Um personagem que chamou muita atenção dos alunos foi o Saci Pererê. Deu para trabalhar o respeito as diferenças. Apresentei um poema sobre o Saci e deixei exposto em cartaz para leitura coletiva. Ensinei a dobradura do Saci, comparamos letras iniciais dos alunos e pesquisamos palavras com a letra S.



É importante nós professores levarmos diferentes tipos de leitura para despertar o interesse das crianças. Percebo a disposição dos alunos em escutar as histórias, prestam atenção, gostam e pedem que repita várias vezes. A hora da história é rotina em sala de aula e muito prazeroso, proporcionando momentos de fantasia. Aproveitei para explorar o máximo a produção de textos e produção de livrinhos. Ficava admirada com o interesse que tinham na construção de suas histórias. Eles desenhavam e eu era o escriba. Aqui tem algumas fotos dos alunos no momento de suas produções literárias.Durante o momento em que estou desenvolvendo o projeto, procuro proporcionar um trabalho multi disciplinar com as demais disciplinas, trabalhadas em sala de aula. Entro sempre em questões provocando os alunos a desenvolver noções de igual/diferente,observar numerais, quantidades (mais, menos, muito, pouco,nenhum,cheio, vazio), reforço a observação de formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo, retângulo, etc.), questões sobre o meio ambiente, Ética e Cidadania.